Sexta-feira é dia internacional de manifestação em defesa da liberdade de imprensa e de Julian Assange

A próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, será marcada por atos pela liberdade de imprensa e a libertação do jornalista Julian Assange em todo o mundo. Em São Paulo, a manifestação será realizada diante do consulado do Reino Unido, em Pinheiros, às 11 horas. Criador e editor do Wikileaks, Assange é vítima de uma cruel perseguição por parte do imperialismo angloamericano. Seu crime foi revelar as bandidagens cometidas por Washington no mundo para moldar uma ordem mundial de acordo com os seus próprios interesses e ideologia, incluindo crimes de guerra, tortura de prisioneiros indefesos e até inocentes, a espionagem contra Dilma, Petrobras e Odebrecht, e capítulos das relações perigosas da Lava Jato com o Departamento de Justiça americano.

Contra Julian Assange, um jornalista de extrema coragem que ousou enfrentar o mais poderoso e truculento país capitalista do globo, pratica-se há anos o maior e mais infame atentado à liberdade de imprensa de que se tem notícia na história, temperado pela tortura e ironicamente cometido por aqueles que alegam a defesa da democracia e dos direitos humanos para desqualificar potências rivais e justificar o bombardeio e a destruição de outras nações, conforme se verificou na Líbia, Iraque e Síria, bem como o combate à corrupção para promover golpes na América Latina.

Ainda mais revoltante, emblemática e não menos criminosa é a cumplicidade da mídia capitalista com o atentado que os EUA praticam contra a liberdade de imprensa, numa conspiração do silêncio orquestrada que deixa a perseguição invisível para o grande público, conforme assinala o relator especial da ONU sobre tortura. Leia mais abaixo artigo reproduzido do site Resistir.info intitulado “O silêncio ensurdecedor da mídia sobre a perseguição de Estado a Julian Assange”

Nils Melzer, perito da ONU exige o fim do silêncio

Julian Assange estaria livre dentro de dias se os media pusessem fim ao seu “silêncio ensurdecedor” sobre a perseguição do fundador do Wikileaks, afirmou hoje um perito da ONU.

O relator especial da ONU sobre tortura, Nils Melzer, acusou os principias meios de comunicação de não desempenharem o seu papel de “quarto estado” para informar o público sobre as implicações do caso contra o Sr. Assange na liberdade de imprensa e no Estado de direito.

O responsável da ONU afirmou ter acreditado anteriormente que a imprensa “saltaria em cima” de provas que apontavam para “perseguição política e arbitrariedade judicial grosseira” no caso. Mas, em vez disso, enfrentou um “muro de silêncio”.

“Este homem tornou-se intocável devido à narrativa que foi criada, mas não há quaisquer provas”, disse o Sr. Melzer numa conferência de imprensa organizada sexta-feira pela Foreign Press Association acerca do seu novo livro O Julgamento de Julian Assange ( The Trial of Julian Assange).

'The Trial of Julian Assange'.

“[A imprensa] não pode desempenhar o seu papel de quarto estado e informar o público sobre as violações do devido processo que aqui estão a ser praticadas por trás das cortinas. Isso que eu descobri é realmente extremamente preocupante”.

O livro do Sr. Melzer detalha as conclusões da sua investigação de dois anos sobre o caso do Sr. Assange. Nele ele acusa o Reino Unido, os EUA, a Suécia e o Equador de “graves e sistemáticas violações do devido processo”, preconceitos judiciais e manipulação de provas.

Também acusa as autoridades norte-americanas e britânicas de conluio para obter uma condenação contra o fundador do Wikileaks, que enfrenta a extradição para os EUA devido à sua publicação de documentos confidenciais que expõem crimes de guerra no Iraque e no Afeganistão.

“Se os EUA conseguirem processar este homem e enviá-lo para uma prisão supermax para o resto da sua vida, isto terá um enorme efeito arrepiante na imprensa livre”, advertiu ele.

O Sr. Melzer inicialmente recusou-se a envolver-se no caso quando abordado em 2018, escrevendo que a sua percepção do Sr. Assange fora distorcida pelo preconceito devido à “demonização” do Sr. Assange pelas autoridades e pela imprensa.

Finalmente, mudando de ideias, o Sr. Melzer visitou o Sr. Assange na prisão de Belmarsh de alta segurança em 2019, onde esteve detido durante mais de três anos em regime de isolamento.

Na sequência de um exame, concluiu que o tratamento do Sr. Assange equivalia a “tortura psicológica”.

Apesar das graves conclusões, o Sr. Melzer disse que as autoridades britânicas recusaram cooperar com ele para esclarecer as alegações ou iniciar uma investigação exigida pelo direito internacional, que descreveu como “profundamente chocante”.

Do mesmo modo, disse estar “muito alarmado” com a resposta “silenciosa” da imprensa às suas conclusões.

Dando um exemplo, o Sr. Melzer disse que tinha dado entrevistas televisivas à BBC e à Sky News em 2019 sobre o seu relatório, advertindo contra a extradição do Sr. Assange, que foram subsequentemente removidas “sem deixar rasto” na web.

Quando telefonou à BBC para perguntar por que razão a entrevista tinha sido retirada, disse-lhe que o tema não era digno de notícia.

“Esta atitude para comigo reflecte uma falta de vontade de olhar realmente para o elefante na sala”, disse ele.

“O silêncio é ensurdecedor”. Se as principais organizações dos meios de comunicação social juntassem forças, creio que este caso acabaria dentro de dias.

“Os meios de comunicação social não estão aqui para nos entreter – estão aqui para nos dar poder, é o quarto estado por uma razão e é importante que continuem a cumprir esse papel social”.

O Sr. Melzer observou que a BBC havia mantido a reportagem no seu sítio web e numa emissão de rádio, mas que isto não teria alcançado o mesmo impacto global que a entrevista televisiva.

O responsável da ONU, que está em funções desde 2016, acrescentou que não havia “nenhuma base legal” para manter o Sr. Assange preso e que as provas de acusações de hacking informático haviam sido “fabricadas”.

O Sr. Assange revelou alguns dos “crimes mais graves” cometidos pelos governos, acrescentou o Sr. Melzer, incluindo o assassinato de civis e a tortura, embora ninguém tenha sido processado, mesmo com provas em vídeo.

“Isto é realmente chocante, onde se pode ver que [os responsáveis por] crimes de guerra não são processados, mas aqueles que os revelam são processados”.

“Isso revela um problema sistêmico de enormes proporções.

“Não podemos ter dissidência legítima e exposição de crimes graves do governo, resultando em impunidade para os funcionários e penas de prisão perpétua para as testemunhas e denunciantes e jornalistas. Isto é extremamente perigoso”.

Um porta-voz da BBC procurou livrar a cara do veículo: “A BBC cobriu esta história em várias das suas plataformas. Uma entrevista com Nils Melzer foi transmitida no nosso canal de notícias internacional, disponível em 465 milhões de lares em todo o mundo, e os seus comentários foram destacados no nosso site de notícias, que está disponível tanto dentro como fora do Reino Unido”. Mas é um atentado à liberdade de imprensa que mereceria grande destaque se o autor do crime não fossem EUA e Reino Unido. O silêncio é simplesmente ensurdecedor e revelador da cumplicidade da mídia burguesa, que na verdade é monopólio de grandes capitalistas e está a serviço de seus próprios interesses.