Servidores colombianos convocam greve geral para este mês

Centrais sindicais e federações estaduais de servidores públicos da Colômbia decidiram, na semana passada, durante 3º Encontro Nacional Estatal, realizar uma greve geral de quatro horas no próximo dia 24 de maio, em protesto contra uma série de promessas não cumpridas pelo governo de Juan Manuel Santos.

Segundo os dirigentes de organizações como a CUT-Colômbia, CGT e CTC, os servidores enfrentam há anos problemas que já foram apresentados ao governo por diversas ocasiões. Terceirizações, empregos provisórios, falta de condições mínimas de trabalho e a impossibilidade de se realizar negociações coletivas são algumas das pautas apresentadas pelos sindicalistas.

Há, de acordo com os dirigentes, um grande consenso em todas as regiões do país a respeito da necessidade de uma mobilização ampla, que leve o governo a solucionar os problemas dos servidores. Nesse sentido, a paralisação geral marcada para o dia 24 de maio pode ser apenas a primeira de uma série de protestos, que podem se ampliar caso os trabalhadores não sejam atendidos.

No começo de abril, a CUT-Colômbia já havia enviado um documento à Presidência da República, no qual alertava para a iminência do “maior desastre trabalhista” da história colombiana, em referência aos 120 mil servidores que correm risco de demissão no país.

Agora, as entidades esperam dialogar com a opinião pública, alertando toda a sociedade para a importância de um funcionalismo eficiente e dotado de condições mínimas para atender a população.

Fonte: CUT-Colômbia