Secretários-gerais das UIS se reúnem com direção da FSM em Atenas

Foi realizada em Atenas, Grécia, na última terça-feira (8), uma reunião entre diversos secretários-gerais das Uniões Internacionais de Sindicatos e o Secretariado da Federação Sindical Mundial (FSM). Na pauta, a estruturação das UIS e a mobilização para o Dia Internacional de Ação, marcado para 3 de outubro.

O secretário-geral da UIS-Transporte e dirigente da CTB, Wagner Fajardo, participou da reunião. Para ele, foi um encontro muito bom, “que ajudará bastante na organização das UIS e na preparação para o 3 de outubro”.

Ainda de acordo com Fajardo, quem coordenou os trabalhos foi o secretário-geral da FSM, George Mavrikos. Pela FSM, também estiveram presentes os representantes dos escritórios regionais na Ásia, América e Europa. Pelas UIS, também marcaram presença os secretários-gerais Igor Urrutikoetxea, do País Basco (Metal), Debanjan Chakrabarti, da Índia (Construção), Vijay Kumar, também da Índia (Educação) e Julien Huck, da França (Alimentação).

Ao longo da reunião, a principal questão levantada a respeito da organização das UIS, segundo Fajardo, fez referência à necessidade da estruturação de escritórios regionais, junto às centrais sindicais filiadas à FSM, como forma de estimular a filiação das organizações de ramos às suas respectivas UIS.

Congressos

A reunião também confirmou as seguintes datas para os congressos de algumas UIS, marcados para este ano e 2013:

UIS-TRANSPORTE – novembro 2012 – Portugal
UIS-ENERGIA – dezembro 2012 – México
UIS-EDUCAÇÃO – janeiro 2013 – Venezuela
UIS-METAL – 2o semestre 2013 – Brasil

3 de outubro

A orientação da FSM para o Dia Internacional de Ação deste ano se deu no sentido de que cada escritório regional desenvolva atividades coordenadas junto às direções das centrais sindicais e com as UIS mais próximas.

Os eixos para a atividade deste ano, segundo a orientação do Conselho Presidencial da FSM serão os seguintes: Saúde, água, alimentação e habitação dignas para os trabalhadores em todo o mundo!

Portal CTB