Secretário-geral da Fise participa do 17º Conselho Sindical da Contee

O secretário-geral da Federação Internacional de Sindicatos da Educação (Fise) o venezuelano, Orlando Perez, visitou a sede da CTB em São Paulo na tarde desta sexta-feira (31).

Orlando está no Brasil para participar do 17º Conselho Sindical (Consid) da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), que ocorre neste fim de semana (veja aqui a programação do evento).

Em conversa com o Portal CTB, o sindicalista destacou a importância da continuidade dos governos progressistas na região. “A resposta dos povos na Bolívia, Brasil e Uruguai [os três países tiveram eleições, recentemente] advertem para um cenário diferente do controle que a América do Norte e a Europa exerciam na região”, disse.

De acordo com o também presidente do Sindicato Nacional Força Unitária Magistral (Sinafum), desde a ascensão de Hugo Chávez à presidência da Venezuela, em 1999, a educação é vista como um direito humano e não como mercadoria. “O Estado deve garantir as condições e oportunidade iguais para toda a população”, sublinhou ao informar que neste ano o presidente Nicolás Maduro aprovou 20 mil bolsas de estudo para universitários.

Orlando que irá apresentar um painel sobre “A educação na América Latina e seus principais desafios” acredita que o tema deve ser um investimento social. Para ele é preciso construir uma proposta pedagógica que unifique os povos da América, assim como a Universidade dos Povos.

A integração das organizações de trabalhadores através das propostas dos governos que compõem a Unasul, Alba e Celac também é apontada pelo venezuelano como uma superação dos desafios que o continente tem.

“A conscientização da classe trabalhadora é fundamental para o desenvolvimento de uma educação gratuita e de qualidade para todos”, concluiu. Entre os temas que o seminário irá abordar estão: a conjuntura política brasileira, as novas relações do trabalho e seus reflexos nas negociações sindicais entre outros.

Érika Ceconi – Portal CTB