Reino Unido pode ter sua primeira greve geral desde 1926

Os dois maiores sindicatos do Reino Unido estão se preparando para a primeira greve geral da história moderna do país. A proposta de uma greve de 24 horas será a primeira ação em nível nacional desde 1926, com a participação conjunta dos setores público e privado. A medida, que irá representar um significativo aumento da contestação sindical em relação às medidas de austeridade, será discutida esta semana por suas lideranças.

Segundo o jornal britânico “The Independent”, a proposta foi apresentada inicialmente pelo Unite, sindicato com 1.4 milhão de membros, que argumentou sendo esta uma ação de protesto “muito pedida” pelos trabalhadores. Por seu lado o Unison, o maior sindicato do setor público no Reino Unido, com 1.3 milhão de membros, anunciou também a possibilidade do retorno às greves gerais, que poderá representar a retomada dos protestos contra as medidas de austeridade que estão sendo impostas aos britânicos.

No Reino Unido, a expressão “greve geral” sempre é associada à paralisação nacional ocorrida entre os dias 3 e 12 de maio de 1926, quando cerca de 1,7 milhão de trabalhadores cruzaram os braços, após negociações infrutíferas com o governo durante as discussões sobre os salários dos mineiros das minas de carvão.

Com agências