‘Questão racial, de gênero e LGBTQIA+ está entrando na pauta’, diz secretária da CTB após encontro Nuestra America na Nicarágua

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) apresentou as propostas de formação sindical e do papel da mulher trabalhadora no mundo do trabalho no “Encuentro Sindical Internacional Nuestra América”, realizado em Manágua, na Nicarágua, nestas quarta (7) e quinta-feira (8).

O evento foi organizado pela Central Sandinista de los Trabajadores (CST) e contou ainda com integrantes de entidades do Uruguai, Cuba, Costa Rica, Honduras e El Salvador. A CTB foi representada na ocasião pelas secretárias da Mulher Trabalhadora, Celina Arêas, e de Formação e Cultura, Eremi Melo.

“A CTB participa deste encontro desde o início. Então, para nós, foi bem importante essa participação. O encontro pautou, além da questão da formação sindical, também o debate sobre a juventude e a participação das mulheres no movimento sindical e nos espaços de poder. Eu participei de encontros anteriores e nunca vi uma participação tão grande de mulheres e pessoas LGBTQIA+ como nesse. Isso me chamou bastante a atenção e quer dizer que o debate da questão racial, de gênero e LGBTQIA+ está entrando na pauta em todas as esferas do movimento social organizado”, salientou Eremi.

Já Celina destacou a possibilidade de intercâmbio de informações, experiências e procedimentos, que contribuiu para o fortalecimento da unidade e luta classista em nível latinoamericano. “Foi um curso da América Latina em que discutiu-se a questão política desses estados. Eu apresentei a proposta da mulher no mundo do trabalho, com todas as questões inerentes, desde a nossa proposta da CTB, o golpe que nós sofremos com Bolsonaro, a vitória do Lula e o que nós esperamos conquistar nesse novo governo. O encontro foi muito bom”, avaliou a secretária.

Em outubro, um novo encontro será realizado para debater as questões políticas extraídas nesta edição do Nuestra America.