“Por um Portugal desenvolvido e soberano”, CGTP-IN inicia nesta 5ª feira seu XII Congresso

O presidente da CTB, Wagner Gomes, e o dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Divanilton Pereira, estarão em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de janeiro, para acompanhar a realização do XII Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN). Sob o lema “Por um Portugal desenvolvido e soberano”, os portugueses receberão diversos sindicalistas de todo o planeta para discutir o papel dos trabalhadores em meio à atual crise no capitalismo internacional.

A CTB recebeu o convite da CGTP-IN no final do ano passado. Para Wagner Gomes, o Congresso ocorrerá em um momento privilegiado para discutir o que os trabalhadores pensam a respeito da crise. “Poderemos acompanhar as discussões de uma grande central sindical europeia, que vem tendo um papel fundamental ao dizer que os trabalhadores não aceitam pagar a conta por essa crise criada pelo capitalismo”, afirmou, acrescentando que a CTB viajará preparada para contribuir com os debates, a partir de sua mobilização para o desenvolvimento brasileiro e latino-americano.

Divanilton Pereira, por sua vez, destaca a grande tradição de resistência da classe trabalhadora portuguesa diante de cenários adversos. “A CGTP-IN e o movimento sindical de Portugal são conhecidos por sua combatividade. Esse Congresso agora irá anunciar ao mundo, de forma sistematizada, o impacto da crise e o preço que a classe trabalhadora está pagando por ela”, afirmou o dirigente nacional da CTB.

Conjuntura

Enquanto a taxa de desemprego da zona do euro se estabilizou no mês novembro, em Portugal ela voltou a subir e atingiu um novo recorde histórico: 13,2%, o que corresponde a cerca de 731 mil pessoas sem trabalho – taxa superada apenas pela da Espanha (22,9%), Irlanda (14,9%) e Eslováquia (13,5%).

No que diz respeito aos jovens, segundo dados do Eurosat, Portugal tem, depois da Espanha e da Grécia, a taxa de desemprego jovem mais elevada da União Erupeia: 30,7%. Apenas em novembro, 143 mil jovens residentes em Portugal com menos de 25 anos surgiam nas estatísticas como desempregados.

Programa do Congresso

A CGTP-IN divulgou em sua página na internet um texto-base para servir de subsídio aos debates do XII Congresso. Dividido em sete pontos, o documento é uma síntese da atual conjuntura portuguesa e europeia, sob o ponto de vista da classe trabalhadora e do movimento sindical.

O texto é dividido entre os seguintes pontos:

– Por um Portugal desenvolvido e soberano.
– Emprego de qualidade para assegurar o futuro.
– Defender o Estado social para garantir a universalidade dos direitos
– Intervir, organizar, lutar. Dinamizar a contratação coletiva.
– Fortalecer a organização sindical em todos os níveis.
– Por uma Europa justa, solidária e democrática.
– A luta dos trabalhadores e dos povos por um mundo de paz e progresso.

Veja abaixo o convite recebido pela CTB para participar do Congresso:

cgtp_convite

Portal CTB – Cinthia Ribas e Fernando Damasceno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.