“CTB teve grande protagonismo no Foro de SP”, avalia dirigente

Durante a realização do 19º Foro de São Paulo, que ocorreu entre os dias 31 de julho e 4 de agosto na capital paulista, a CTB teve uma participação ativa no encontro que reuniu partidos de esquerda, ativistas de movimentos sociais e sindicais de toda a América Latina e Caribe.

Os cetebistas puderam compartilhar informações sobre diversos temas relacionados ao mundo do trabalho e a situação do Brasil em relação aos países latino-americanos e caribenhos.

Para Divanilton Pereira, membro da Executiva Nacional da CTB, o Foro é o maior espaço, em nível mundial, das ideias políticas mais avançadas para trocar experiências e manifestar a unidade política.

Ele destacou que o encontro ocorre num contexto político-econômico de grande crise do sistema capitalista e que os países que dialogam neste espaço sofreram com menor intensidade essa crise.

Nesse sentido, Divanilton avaliou que “a CTB teve grande protagonismo no evento, com ampla participação e grande contribuição para os debates, os dirigentes souberam como interferir, mostrando que os temas relacionados ao trabalho devem estar no centro desse debate desta crise”.

Entre os temas da declaração final, que expressou apoio e solidariedade às lutas dos povos em toda a região foi destacado o legado de Hugo Chávez e sua contribuição pela integração latino-americana, além da incorporação oficial ao foro da Frente Guaçu (Paraguai), Marcha Patriótica (Colômbia) e Partido do Povo (Peru). Segundo a organização, 1.333 pessoas participaram do encontro, sendo 359 estrangeiros de 39 países.

No encerramento das atividades, o presidente da Bolívia, Evo Morales, fez o discurso de clausura denunciando as ações imperialistas contra a região, ele lembrou que há 23 anos só havia um governo anti-imperialista (Cuba) e que o continente avançou muito neste aspecto. Morales informou que durante uma reunião com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva conversaram sobre a criação de conselhos técnicos e jurídicos para proteger a soberania dos países ele aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para o 20º Foro de São Paulo que será realizado no país andino, na cidade de Cochabamba.