Presidente de Honduras enfrenta a direita e adere à Alba

A adesão do país à Alba precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional, cujo presidente, Roberto Micheletti, já expressou sua oposição à decisão. O primeiro anúncio da adesão de Honduras como membro da Alba foi feito pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 19 de julho em Manágua durante a celebração do 34º aniversário da revolução sandinista de 1979, na qual Zelaya também estava presente.

Dois dias depois, Zelaya disse que Honduras iria aderir apenas como "observador", para aplacar as críticas da direita, interessada em acordos com os Estados Unidos. A Alba atualmente é integrada por Venezuela, Cuba, República Dominicana, Bolívia e Nicarágua. Zelaya disse que Honduras "subscreveu o acordo do Petrocaribe, tem sido membro observador da Alba e neste dia, praticamente a decisão política do governo de Honduras é entrar como membro pleno da Alternativa Bolivariana para as Américas".

"Isso abre novas oportunidades para os pobres de Honduras, América Central, Caribe e América Latina. Estamos em um mundo altamente competitivo e que exige novas respostas a velhos problemas", disse. Na reunião, os ministros da Agricultura do Petrocaribe aprovaram um fundo de cerca de US$ 450 milhões para a segurança alimentar na região. O fundo servirá para financiar projetos agrícolas para produzir mais alimentos para a região, e começará a funcionar dentro de um mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.