Portugal terá greve geral histórica nesta quarta-feira

Trabalhadores de diversas cidades portuguesas entrarão em greve geral nesta quarta-feira (14), em protesto contra a exploração e o empobrecimento impostos à população do país.

As manifestações foram convocadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN). De acordo com a entidade, são três os objetivos principais dos protestos:

• Combater as medidas inscritas na proposta de Orçamento de Estado para 2013
• Defender os Direitos Laborais e Sociais
• Exigir respostas para os problemas dos trabalhadores, dos desempregados, reformados e pensionistas.

“Esta Greve Geral não tem um caráter simbólico, mas antes ocorre num momento de profunda ofensiva capitalista e, neste quadro, decorre do aprofundamento da luta de classes, ou seja, do alargamento e intensificação da luta da classe operária e de todos os trabalhadores contra o sistema capitalista. Tem, por isso, um significado político muito importante”, diz a convocatória enviada para todo o país pela CGTP-IN.

Para a entidade, “é necessário e urgente organizar e dinamizar, de forma cada vez mais determinada e com sentido de classe e de massas, a luta dos trabalhadores, do movimento sindical e dos povos contra as políticas de austeridade, de recessão, de empobrecimento e de retrocesso”. Nesse sentido, o texto diz que “é imperioso mudar de rumo, pois é possível, com a luta dos trabalhadores e dos povos, construir uma alternativa, alcançar uma nova política!”.

Com informações da CGTP-IN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.