Portugal inicia Grande Marcha contra o Desemprego nesta 6ª feira

Por iniciativa da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), terá início nesta sexta-feira (5), em todo o território de Portugal, a “Grande Marcha contra o Desemprego – Trabalho com Direitos, Portugal com Futuro”.

De acordo com informe da CGTP-IN, a Marcha será realizada entre 5 e 13 de outubro e percorrerá diversas cidades. “Portugal não pode continuar subjugado a um Governo que assenta a sua opção de classe num programa de agressão aos trabalhadores e ao povo português, para satisfazer os interesses econômicos e financeiros dos grandes grupos capitalistas”, diz o documento.

Os dados, de fato, são alarmantes. Em agosto, os desempregados passaram a corresponder a 15,9% dos trabalhadores ativos do país, segundo levantamento da Eurostat. Entre as nações que fazem parte da União Europeia, Portugal apresenta números piores apenas do que a Espanha (25,1%) e Grécia (24,4%).

Em termos de comparação, a média do desemprego nos 17 países da Zona Euro em agosto atingiu 11,4%, enquanto no total de países que integram a União Europeia foi de 10,5%.

Mobilização

Diante desse cenário, a CGTP-IN apelou aos desempregados de todo o país e outros setores da economia a se somarem à Grande Marcha. A entidade vê como necessária neste momento uma “resposta ampla e poderosa que ponha termo à ofensiva do grande patronato, acabe de vez com a política de direita e abra caminho a uma efetiva alternativa de esquerda, rumo ao desenvolvimento econômico, ao progresso social, à salvaguarda dos interesses dos trabalhadores e do povo português, no quadro do regime democrático”.

A CGTP-IN defende também que os trabalhadores e o povo não podem continuar subjugados a um “governo mentiroso” que depois de arruinar a vida de milhares de famílias, se prepara agora para inscrever no orçamento de estado para 2013 “mais medidas dirigidas ao roubo dos salários e ao agravamento da carga fiscal, tornando impossível a existência de uma vida minimamente digna para a generalidade dos que vivem e trabalham em Portugal, com particular brutalidade sobre os jovens, os desempregados, os reformados e pensionistas, assim como outros sectores da sociedade mais vulneráveis ao alastramento das situações de pobreza e exclusão social”.

Greve geral

Além da Marcha desta semana, a GGTP-IN também convocou para o dia 14 de novembro uma nova greve geral, como consequência das manifestações ocorridas no último dia 29 de setembro.

marcha portugal2
Trabalhadores foram às ruas em 29 de setembro exigir mudanças para Portugal

“A imensa multidão que marcou presença e deu voz ao imenso clamor que em todo o país se levanta contra as medidas ditas de austeridade decorrentes do ‘memorando de entendimento’ com a troica estrangeira – um autêntico programa de agressão contra os trabalhadores e o povo – afirmou a sua enorme confiança, vontade e determinação para prosseguir e intensificar a luta para pôr termo à política de direita que continua a destruir o Portugal de Abril e pela mudança de política”, diz a convocatória.

Portal CTB,
Com informações da CGTP-IN