Honduras Adere a Alba

TEGUCIGALPA — Honduras tem a suficiente independência, soberania herdada dos nossos próceres e também os esforços cotidianos de muitas décadas para dizer ao mundo inteiro que não pedimos permissão a nenhum imperialismo para aderir à ALBA com sentimento patriótico e latino-americanista. Fazemo-lo enchidos das idéias da liberdade.

Expressou-se assim o presidente hondurenho, José Manuel Zelaya Rosales, diante de uma multitudinária representação de seu povo, que chegou à Casa Presidencial procedente dos 18 departamentos do país, chamada desde já Praça da Liberdade, graças a este digno passo dado em 25 de agosto.

O presidente transmitiu saudações ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz; ao presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro; e ao povo de Cuba, que sempre lhe deu sua ajuda solidária.

Em sua intervenção no importante ato, o vice-presidente do Conselho de Estado, Carlos Lage Dávila, assinalou que a ALBA foi primeiro inspiração de Chávez, depois projeto de Fidel e do presidente venezuelano, e atualmente, esperança dos povos latino-americanos. Hoje se pode falar em idéias e realizações.

A intervenção do presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frías, foram o melhor argumento para apontar que a Alternativa Boliviariana para as Américas é o caminho da independência, da eqüidade e da honra de nossas nações.

“Estamos determinados a sermos livres a qualquer custo”, disse ao enfatizar que “devemos trabalhar cada vez mais pela unidade, pois a vida demonstra que sempre que o inimigo nos divide, impõe-se com um novo colonialismo”.

Referiu-se ao salto positivo experimentado por Cuba e Venezuela, nações que em apenas quatro anos aumentaram o intercâmbio comercial de US$200 milhões para US$6,5  milhões.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, lembrou que a ALBA é contrária à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), esse instrumento criado pelo império para favorecer o neocolonialismo, que também chamou de cultura da morte por ser depredador de nossos recursos nacionais.

O presidente nicaragüense, Daniel Ortega, perguntou-se quais as virtudes do capitalismo, que durante séculos só provocou o empobrecimento das nossas nações. “Por isso, congratulo cada nação que adira à ALBA, pois é um passo emancipador”, terminou.

Marcaram presença na cerimônia de adesão de Honduras a este bloco de integração, representantes de Dominica, membro pleno da ALBA, o Equador, Uruguai, República Dominicana e outros países da região.

No contexto do encontro, Lage teve um encontro com o presidente boliviano, Evo Morales, e cumprimentou os dignitátarios presentes na jornada histórica.

No fechamento desta edição, a delegação cubana liderada por Carlos Lage se reuniu com dezenas de cooperadores cubanos na embaixada de nosso país nesta capital.

POR ALBERTO NÚÑEZ BETANCOURT— enviado especial do Granma