PIT-CNT repudia sanções da Fifa ao jogador uruguaio Luis Suárez

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou, na última quinta-feira (26), a suspensão do atacante uruguaio Luis Suárez pelos próximos nove jogos – deixando-o fora da Copa do Mundo – por considerar que ele mordeu o zagueiro da Itália Giorgio Chillini, durante o jogo entre os dois países na última rodada da fase dos grupos.

A central sindical uruguaia PIT-CNT (Plenário Intersindical de Trabalhadores e da Convenção Nacional de Trabalhadores) emitiu um comunicado em repúdio às sanções da Fifa contra o jogador.

Leia abaixo a íntegra da nota:

A PIT-CNT, sobre os acontecimentos ocorridos que exigem a atenção do povo uruguaio sobre situação do jogador da seleção, Luis Suárez, quer expressar:

Que compartilha o sentimento geral do nosso povo, onde se mesclam sensações de injustiça, raiva e impotência. Que além de reconhecer possíveis erros na conduta do futebolista compatriota entendemos que a sanção é absolutamente desproporcional, desmedida e exagerada.

Reconhecemos na figura de Luis Suárez (no acerto, mas sobretudo hoje no erro) um expoente genuíno da nossa identidade nacional, que tem como componente fundamental de seu DNA uma forma de sentir e entender o futebol. Questão que sabemos que é difícil de compreender para alguém que não nasceu nesta terra.

Do ponto de vista do mundo do trabalho, também é injustificável uma resolução destas características criminaliza uma circunstancia desportiva típica do fragor da competição. Esta decisão fere e vulnera o direito elementar do trabalho. Neste sentido apoiaremos aos jogadores de futebol profissionais em todo o que se entenda pertinente.

Daqui, queremos mandar uma saudação fraterna do povo trabalhador, organizado na PIT-CNT, a Luis Suárez, mas também aos integrantes da seleção nacional uruguaia e sua equipe técnica e em todos os trabalhadores que vivem do futebol em nosso país, nos solidarizamos e enviamos toda a força e energia para enfrentar o próximo compromisso esportivo, no marco desta questionada Copa do Mundo, seguros de sua entrega e amor, assim como seus desejos de glória, cada vez que vestem a camisa da cor do céu.

Coordenação da PIT-CNT – Uruguai

Érika Ceconi – Portal CTB