OMS diz que América Latina é novo epicentro da pandemia

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou nesta sexta-feira (22) que a América do Sul se tornou o novo epicentro da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Ryan reiterou que a organização não recomenda o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina para tratar a doença, que já matou mais de 20 mil pessoas no Brasil. Nosso país lidera o ranking de casos e mortes na região e mas Jair Bolsonaro pergunta: e daí?

Cloroquina

Uma pesquisa científica publicada na renomada revista The Lancer com 96 mil pacientes aponta que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios no tratamento da Covid-19. Os resultados divulgados nesta sexta (22) mostram que também não há melhora na recuperação dos infectados, mas existe um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo Sars CoV-2.

Todavia, na contramão das descobertas científicas e da OMS, Bolsonaro demitiu dois ministros da Saúde para impor um novo protocolo no Ministério da Saúde ampliando a recomendação do uso do remédio. Seguiu a orientação do presidente dos EUA, Donald Trump, que também defende o uso do remédio.

O comportamento irresponsável do presidente brasileiro tem provocado perplexidade e críticas ferinas da mídia internacional e ampliado internamente o coro do Fora Bolsonaro.