OIT afirma que na América latina há 1,3 milhão de pessoas em situação de trabalho forçado

Segundo estimativas da OIT, na América Latina e no Caribe há pelo menos 1,320 milhão de pessoas em situação de trabalho forçado, com 250 mil delas sendo também vítimas de maus-tratos.

Em nível global, a América Latina ocupa o segundo lugar no ranking de trabalho forçado, e os lucros gerados por essa atividade somam cerca de US$ 32 bilhões, informou a OIT.

As dimensões do problema adquirem maior dramaticidade apenas na Ásia, onde há 9,5 milhões em situação de trabalho forçado.

O total mundial é de pelo menos 12,3 milhões de pessoas, acrescentou Plant.

O dirigente destacou "a forte ligação entre a discriminação dos povos indígenas e a existência de formas coercitivas de recrutamento e emprego".

Plant denunciou grandes ocorrências de trabalho escravo "na região andina", sobretudo em Peru e Bolívia.

"Os povos indígenas estão em risco", completou.

Além disso, o dirigente da OIT disse que também foram observadas situações laborais abusivas que estão afetando pessoas que migram da América Latina rumo à Europa e da América Central aos Estados Unidos e ao Canadá.

"Estamos muito preocupados, (porque) mesmo quando as pessoas migram legalmente" são enganadas por agentes recrutadores de mão-de-obra que os fazem assumir condições laborais abusivas, disse.

O fato de as mulheres participarem cada vez mais das migrações levou Plant a afirmar ainda que 56% da exploração econômica forçada afeta mulheres e meninas, e que 98% desse grupo possui ligações com a exploração sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.