O legado de Friedrich Engels continua vivo, 201 anos após seu nascimento

Mais de 200 anos após o nascimento do intelectuale pensador alemão Friedrich Engels (28 de novembro de 1820), o seu legado continua até hoje naqueles que denunciam a exploração do homem pelo homem  no meio do sistema capitalista.

A amizade entre Karl Marx e Engels refletiu-se  na realização e publicação de uma das obras mais emblemáticas da humanidade, O Capital.

Mais de 200 anos após o nascimento do intelectual e pensador alemão Friedrich Engels, o seu legado continua até hoje naqueles que denunciam a exploração do homem pelo homem  no meio do sistema capitalista.

O legado de Engels reflete-se nos seus livros profundos e analíticos que ainda são válidos nos dinamismos sociais, políticos, económicos e culturais dos povos e movimentos revolucionários contemporâneos do mundo.

Engels é considerado um dos pensadores e líderes mais brilhantes da história. A  sua passagem pela Inglaterra como diretor de empresas familiares, permitiu-lhe conhecer as péssimas condições de vida da classe trabalhadora no marco da Revolução Industrial.

A sua profunda amizade com Karl Marx levou Engels a exercer influência sobre ele. Com a sua crítica à economia clássica, contribuiu para a obra mais emblemática da humanidade: O Capital.

Aqui estão cinco livros de sua autoria que devem ser lidos por qualquer crítico da sociedade histórica e contemporânea:

Do socialismo utópico ao socialismo científico

Engels confirma categoricamente que o marxismo é uma conceção científica revolucionária do mundo, critica também as doutrinas do socialismo utópico e explica a maneira como o materialismo histórico e a teoria da mais-valia transformaram o socialismo em ciência. Foi escrito em 1878.

2. A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A obra foi publicada após a morte do seu amigo próximo, Marx. Escreveu-a em 1884 e é considerada um dos maiores marcos do materialismo histórico. A história descrita leva à luta constante dos grandes homens, ou seja, descobre a verdadeira essência da luta de classes1.

O livro explica as características gerais da sociedade de classes, revelando, ao mesmo tempo, as particularidades da evolução do núcleo familiar nas diferentes formações sociais e económicas.

3. A dialética da natureza

A obra é composta por uma série de escritos de Engels entre os anos de 1873 e 1886, tendo sido publicada pela primeira vez em 1925 na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

É baseado numa investigação filosófica profunda da história e dos problemas capitais das ciências naturais. Ele fundamenta  o seu pensamento no conhecimento das ciências naturais em todos os seus aspetos e explica o desenvolvimento que elas exercem com base no materialismo dialético.

4. Contribuição para o problema da habitação

O escrito de 1872 aborda o problema da escassez de  habitações gerada pelo rápido processo de industrialização nas cidades europeias. Engels delineia esse problema gerado pelo modo produtivo dos estágios pré-capitalista e capitalista.

Reflete o impedimento da classe proletária de conseguir um lar decente para a sua família. Por isso, o autor explica que, no capitalismo, qualquer “solução” agrava o problema social da população.

5. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

É o seu trabalho mais conhecido, escreveu-o quando tinha 24 anos. Alude ao sistema capitalista como um processo de perda dos meios de trabalho com a criação de novas tecnologias cada vez mais avançadas.

Da mesma forma, esclarece que a imposição do mercado  coisifica o ser humano e esgota e pauperiza os proletários.


Em castelhano: «La historia reseñada conduce a la lucha constante de grandes hombres, es decir, descubre la verdadera esencia de la lucha de clases.» A tradução optou pelo termo «descrita» para o vocábulo «reseñada» com vários sentidos nessa língua. Como, apesar de  qualquer sentido, o conjunto da afirmação  está incorreta do ponto de vista do materialismo histórico, a tradução põe o leitor de sobreaviso. (N.T.)

Fonte: https://www.telesurtv.net/news/friedrich-engels—obras-legado-historico-20190804-0031.html