Norton Almeida representará a CTB na direção da UIS Energia

Mais de 150 delegados e delegadas internacionais de 26 países participam, desde a última terça-feira (11), do Congresso da União Internacional dos Sindicatos (UIS) dos trabalhadores da Energia e Química que ocorre na cidade de Trivandrum, capital do estado de Kerala, na Índia.

Divanilton Pereira destaca luta por soberania energética durante encontro sindical na Índia

O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e secretário-geral adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira e o diretor do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), Norton Almeida, representam a central no encontro que termina hoje.

Durante a atividade, a nova direção da UIS foi eleita e Norton será membro do comitê executivo, em nome da CTB. Para ele, a presença do Brasil na UIS Energia é um reconhecimento das entidades sindicais internacionais da importância do país “que possui praticamente todos os segmentos do setor energético, desde as várias fontes de geração de energia elétrica, petróleo, combustíveis diversos e setor químico”, declarou o petroleiro.

whatsapp image 2018 09 12 at 05.56.44

Da esq para a dir. Divanilton Pereira (CTB/FSM); presidente da UIS, Prasanta Nandi (Índia); Norton Almeida (CTB) e secretário-geral da UIS, Eric Sellini (França)

A indicação de nosso nome, disse, como representante dos petroleiros e ligado à maior empresa de petróleo do país, a Petrobrás, sinaliza que este setor e, particularmente, a categoria petroleira brasileira e chamado ao protagonismo das discussões dos temas energéticos a nível mundial.

Norton destacou ainda que “essa missão exige, desde já, empenho e dedicação permanente, dada a amplitude e complexidade da realidade nacional do setor e suas articulações com os equivalentes no plano internacional”.

whatsapp image 2018 09 12 at 05.57.37

Representantes das entidades sindicais na América Latina

Internacionalismo

Solidária com as trágicas enchentes que deixaram 324 mortos e mais de 200 mil desabrigados em Kerala, no mês de agosto, a Federação Sindical Mundial, por meio de seu secretário-geral, George Mavrikos, entregou para a Central dos Trabalhadores da Índia (CITU, sigla em inglês), anfitriã do evento, uma ajuda simbólica no valor de 5 mil dólares, arrecadados entre os filiados.

Portal CTB