Na reta final da campanha, povo equatoriano reafirma apoio a Correa

No dia em que se celebra no Equador o amor e a amizade, milhares de equatorianos lotaram as ruas da Avenida Michelena, localizada ao sul de Quito, na última quarta-feira (14), para assistir ao comício de encerramento da campanha de Rafael Correa e dos deputados pelo Partido Aliança Pais (Patria Altiva e Soberana).

Enquanto aguardava a presença do mandatário, um show com canções de protesto – que entre outras exaltavam o inspirador da Revolução Cidadã, Eloy Alfaro, gestor de uma revolução liberal no século 20 no país assassinado por forças reacionárias -, animava o público que clamava “Já temos presidente, temos Rafael!”

Na frente do palanque, um grupo de senhoras empunhadas com cartazes, faixas e bandeiras de Correa, emocionadas declararam: “sofremos muito com os outros governos. Rafael (Correa) ajudou todos os pobres e todas as pessoas”, outra garantiu que reza, todas as noites, pelo mandatário.

Neste clima de unidade, consignas como “um turno só”, “uma lista só” eram ditas pelos candidatos à Assembleia Legislativa Nacional pelo Partido Aliança País (AP), que levaram um ferro de passar para incitar a população a votar por todos da chapa do partido.

Vantagem

Correa deve ganhar com facilidade a eleição deste domingo (17). O atual presidente tem uma vantagem de até 50 pontos percentuais sobre o mais próximo de seus sete rivais nas pesquisas de opinião.

Três pesquisas respeitadas mostram Correa, 49 anos, como franco favorito. A empresa de sondagens Perfiles de Opinión recentemente mostrou-o com 62% de apoio. Para evitar um segundo turno, Correa precisa ganhar 50% dos votos, ou 40% com uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

O combativo economista conquistou forte apoio usando os ganhos de petróleo distribuir renda no país, garantindo que cerca de 2 milhões de pessoas ampliassem o acesso à saúde e educação.

Com informações do Portal Vermelho