Movimentos preparam 2º Fórum pela Paz na Colômbia

“Processo de Paz: Diálogos, Lutas e Contradições” este será o tema da palestra ministrada pelo integrante da Marcha Patriótica Capítulo Brasil, Sergio Quintero Londoño, na próxima quinta-feira (12) às 18 horas no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

A atividade antecede o 2º Fórum pela Paz na Colômbia que será realizado na capital uruguaia em junho deste ano e contará com a participação da CTB, uma das organizadoras do evento. Durante o encontro também será apresentada, para os participantes, a proposta do fórum. A central sindical será representada por seu secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira.

Diálogos de Paz

Desde 2012, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizam mesas de negociações para chegar a um acordo que acabe com o conflito social e armado – que dura há quase 50 anos naquele país e já deixou mais de 200 mil mortos a maioria civis – e construa uma paz estável e duradoura.

Para ampliar a mobilização popular na busca por acordos legítimos e respaldar os Diálogos de Paz foi realizado em 2013 em Porto Alegre (RS) a primeira edição do Fórum pela Paz na Colômbia que reuniu representantes de movimentos sociais e partidos políticos de toda a América Latina e Caribe.

Para o cetebista promover esta iniciativa no momento em que a direita quer romper com os avanços conquistados no continente com seus governos progressistas e de esquerda é fundamental para demostrar a unidade dos povos e da classe trabalhadora.

“Não é à toa que o Brasil, a Venezuela e a Argentina, que são os três países exportadores de petróleo e com as maiores economias da América do Sul estão sendo atacados pelo imperialismo”, denunciou. Para o dirigente o encontro será um espaço de debate, fortalecimento e unidade da população latino-americana pela paz na Colômbia e em toda a região.

Quando: Quinta-feira (12)
Onde: Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) – Av. Ipiranga, 282 República
Horário: 18 horas

Portal CTB