Missão de Parlamento Europeu inicia análise de situação paraguaia

Uma missão especial do Parlamento Europeu chega nesta segunda-feira (16) a capital de Assunção com o mandato dessa instância para analisar a situação de Paraguai depois do golpe parlamentar que destituiu ao presidente Fernando Lugo.

A missão. composta por oito diplomatas, representantes da Alemanha, Espanha, França e Polônia, permanecerá no território nacional por espaço de dois dias, segundo uma informação oficial.

A agenda preparada para esta delegação inclui reuniões com os partidos políticos, legisladores, setores sociais e empresariais e auscultar a situação social no país com o objetivo de, posteriormente, apresentar um relatório à instância parlamentar europeia.

Esta representação foi precedida pela visita de delegados da Esquerda Europeia no seio desse Parlamento, a qual esteve encabeçada pelo espanhol Willy Meyer.

Essa delegação apresentou publicamente um documento subscrito por 30 membros do Parlamento Europeu que condenou a destituição de Lugo depois das entrevistas realizadas aqui para conhecer de primeira mão o sucedido em Paraguai. A declaração desse importante número de deputados qualificou inesperadamente de Estado a remoção de Lugo do cargo para o qual foi eleito pela população e denunciou o caráter ilegítimo do mencionado julgamento.

Nesta ocasião, o grupo que iniciará sua visita a Paraguai está encabeçado pelo também deputado espanhol Luis Yañez, quem anunciou uma coletiva de imprensa antes de abandonar Assunção para regressar à Europa.

A visita dos legisladores europeus coincide com um incremento de atividades de protesto de diferentes organizações sociais que reclamam o regresso de Lugo à presidência da República.

Os visitantes encontrarão também numerosas sedes diplomáticas vazias de embaixadores que abandonaram Paraguai depois da decisão de seus governos de não reconhecer o Executivo encabeçado por Federico Franco.

Fonte: Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.