Miguel Díaz-Canel é o novo presidente de Cuba: “A Revolução continuará”, disse no primeiro discurso

O presidente de Cuba, Raúl Castro, é sucedido hoje no cargo pelo professor Miguel Díaz-Canel, 57 anos, atual vice-presidente do Conselho de Estado. 

A decisão foi sacramentada pela Assembleia Nacional do Poder Popular nesta quinta-feira (19). 

“Nesse mandato não há espaço para mudança brusca, apenas para a continuidade do modelo socialista cubano”, afirmou o novo líder, confirmado por 99,83% dos votos, segundo dados divulgados pela presidenta do Conselho Eleitoral, Aline Balseiros.

Em seu primeiro discurso, Díaz-Canel disse também assumir “com determinação o legado da geração histórica, que conquistou a Revolução Cubana”. 

“Eu assumo a responsabilidade com a convicção de que todos os revolucionários, a partir de qualquer trincheira, vamos ser fiéis a Fidel e Raul, atual líder do processo revolucionário”.

Ele ressaltou que o resultado do processo eleitoral é o reflexo de uma “determinação do povo”, que participou massivamente das duas primeiras etapas da eleição que escolheram os representantes do Congresso cubano.

Raúl Castro permaneceu 12 anos à frente do Estado cubano. A transferência da Presidência não implica mudança nos rumos da revolução cubana, que garante saúde e educação gratuita para todos os habitantes da ilha e acumula mais de 50 anos de enfrentamento com os EUA.

Portal CTB com informações do Jornal Granma

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.