Miguel Díaz-Canel é o novo presidente de Cuba: “A Revolução continuará”, disse no primeiro discurso

Publicado 19/04/2018
O presidente de Cuba, Raúl Castro, é sucedido hoje no cargo pelo professor Miguel Díaz-Canel, 57 anos, atual vice-presidente do Conselho de Estado.
A decisão foi sacramentada pela Assembleia Nacional do Poder Popular nesta quinta-feira (19).
“Nesse mandato não há espaço para mudança brusca, apenas para a continuidade do modelo socialista cubano”, afirmou o novo líder, confirmado por 99,83% dos votos, segundo dados divulgados pela presidenta do Conselho Eleitoral, Aline Balseiros.
Em seu primeiro discurso, Díaz-Canel disse também assumir “com determinação o legado da geração histórica, que conquistou a Revolução Cubana”.
“Eu assumo a responsabilidade com a convicção de que todos os revolucionários, a partir de qualquer trincheira, vamos ser fiéis a Fidel e Raul, atual líder do processo revolucionário”.
Ele ressaltou que o resultado do processo eleitoral é o reflexo de uma “determinação do povo”, que participou massivamente das duas primeiras etapas da eleição que escolheram os representantes do Congresso cubano.
Raúl Castro permaneceu 12 anos à frente do Estado cubano. A transferência da Presidência não implica mudança nos rumos da revolução cubana, que garante saúde e educação gratuita para todos os habitantes da ilha e acumula mais de 50 anos de enfrentamento com os EUA.
Portal CTB com informações do Jornal Granma