Mês de novembro será marcado por lutas em toda a Europa

As próximas semanas serão marcadas por inúmeros protestos em toda a Europa. Ao ver seu sistema de bem-estar social se esvair diante da crise internacional e da postura conservadora de seus governos, a população europeia sairá às ruas durante o mês de novembro para se posicionar de maneira firme contra as medidas de “austeridade” que vêm sendo tomadas há mais de um ano.

Países como a Espanha, Grécia, Portugal e Itália sofrem, a cada mês, com um número maior de trabalhadores desempregados. Na Inglaterra, discute-se a eliminação de direitos sociais consagrados, como aposentadorias e benefícios ligados ao sistema de saúde.

Sindicatos de todos os países europeus têm se mobilizado para enfrentar a postura conservadora de seus governos e de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE). “Os trabalhadores se recusam a pagar a conta pela crise”, dizem os cartazes erguidos em diversas capitais.

Diante do atual cenário e da falta de compromisso das autoridades diante da cada vez mais grave situação social na Europa, um calendário de mobilizações foi planejado para este mês. Confira abaixo de que forma o povo europeu demonstrará sua indignação durante as próximas semanas:

Alemanha: Comícios da DGB em 12 cidades.
Bélgica : Concentrações junto a embaixadas de países da UE e ações de sensibilização.
Espanha: Greve Geral em 14 de novembro.
França : CFDT, CGT, FSU, Solidaires e UNSA farão manifestações unitárias em todo o país.
Grécia : Greve Geral de 48 horas nos dias 6 e 7 de novembro. Uma nova greve geral pode ocorrer também no dia 14.
Itália: A CGIL convocou quatro horas de greve geral e manifestações em todas as regiões para o dia 14 de Novembro. A Administração Pública da CGIL faz greve de 24 horas, também no dia 14.
Portugal: Greve Geral em 14 de novembro.
Romênia: Ações de trabalhadores em todas as regiões.
Reino Unido: O TUC prevê ações de solidariedade, com atividades na internet, publicação de um blog, uso de páginas no Facebook e comunicados de imprensa.
Republica Tcheca: Manifestações em 17 de Novembro contra cortes orçamentais.
Eslovênia: Manifestação da ZSSS, no dia 17 de novembro, contra as políticas de austeridade.
Suíça: Ações da USS em conjunto com sindicatos alemães em empresas transnacionais, de 6 a 14 de novembro.
Áustria: A OGB organiza ações de solidariedade com os trabalhadores europeus confrontados com medidas de austeridade, em Viena, no dia 14 de novembro.
Holanda: A FNV promove uma Conferência no dia 14 de novembro, para expressar solidariedade aos trabalhadores europeus confrontados com medidas de austeridade.

Com informações da CGTP-IN, de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.