1º de maio em Cuba: Mais de 1 milhão marcham na Praça da Revolução

Emocionante. Essa foi a palavra que resumiu o sentimentos de dezenas de dirignetes da CTB, que assistiram a Marcha do 1º de Maio que levou mais de 1 milhão de trabalhadores cubanos às ruas nesta quinta-feira (01) – Dia Internacional do Trabalhador.

Concentrada nas proximidades da Praça da Revolução, a multidão promoveu uma animada passeata pela avenida Lázaro Penã, enfeitando a marcha com bandeiras de Cuba e retratos de Fidel, Raúl, Che, Chávez, os patriotas presos nos EUA e outros líderes revolucionários.  Agricultores, trabalhadores da saúde, da educação, e mais variados setores estratégicos da sociedade desfilaram suas bandeiras enaltecendo o seu orgulho pela Pátria. 

Palavras de ordem em defesa do socialismo e contra o bloqueio imperialista imposto pelos EUA traduziram o caráter da manifestação e conferiram a cor e a força singular do 1º de Maio em Cuba.

1maio cuba ctb

O evento contou com a participação do comandante Raúl Castro, que ao lado de chefes de Estados trabalhadores cubano e estrangeiros de inúmeros países como Brasil, Argentina, Itália, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Chile, entre outros.

IMG 2232

Ulisses Guilarte, secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), usou a tribuna para saudar a população cubana e os espectadores, que assistiram atentos à Marcha que coloriu a avenida durante duas horas e meia de desfile.

Guilarte, chamou hoje à classe operária a elevar a eficiência e a produtividade como garantia para construir um socialismo mais próspero e sustentável.(RadioPL)

Guilarte realçou o necessário respaldo para enfrentar as complexas e difíceis tarefas econômicas, durante seu discurso de abertura do desfile na praça da Revolução de Havana pelo Dia Internacional dos Trabalhadores.

Assim, destacou à poupança, a disciplina e o controle como pedras angulares no processo de transformações sociais e econômicas que aqui se adiantam.

A presença hoje de mais de um milhão de trabalhadores é a mais genuíno mensagem de unidade e respaldo à Revolução, a Fidel e Raúl e à convicção de continuar defendendo uma pátria livre e soberana, expressou o secretário-geral da CTC.”Esta gigantesca marcha, acrescentou, é um contundente respaldo à integração regional, necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento”.

O líder sindical reiterou o respaldo à Venezuela e ao seu presidente constitucional, Nicolás Maduro, bem como a condenação ao bloqueio imposto a Cuba por Estados Unidos que em arrogante atitude desconhece a rejeição quase absoluta do mundo, disse.

Expressou a alegria de ter em a ilha aos lutadores antiterroristas Fernando González e René González, que cumpriram integralmente as condenações impostas nos estados Unidos, ao mesmo tempo em que enfatizou o compromisso de redobrar ações pela liberdade de Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero. “Façamos ressoar o passo firme do povo cubano até fazer vibrar as profundas raízes da nação neste desfile revolucionário e socialista que sem dúvida fez tremer a terra cubana”, exclamou Guilarte.

Ao final do desfile os dois heróis cubanos, Fernando González e René González, assinaram a bandeira da CTB, entregue pela delegação CTB.

1maio herois

Após a Marcha do 1º de Maio os cetebistas participaram de um almoço de confraternização oferecido pela CTC, com apresença de Ulisses Guilard, que parabenizou os sindicalistas e reforçou a parceria com a CTB.

IMG 2619

IMG 2666

De Havana, Cuba
Cinthia Ribas – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.