Cosatu, a maior central sindical sul-africana, se filia à Federação Sindical Mundial

A maior entidade sindical da África do Sul, Cosatu (Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos), se filiou à Federação Sindical Mundial (FSM), durante a realização de seu 13º Congresso que termina nesta quinta-feira (20) em Midrand, Joanesburgo.

CTB prestigia 12º Congresso Nacional da Cosatu na África do Sul

“Aprofundar a Campanha de Volta ao Básico, Consolidar a Luta pela Revolução Democrática Nacional e Avançar na Luta pelo Socialismo” é o tema do encontro que reúne, desde a última segunda (17), milhares de sindicalistas de todos os continentes.

Em seu discurso, o secretário-geral da Federação Sindical Mundial, Geroge Mavrikos, saudou a Cosatu e conclamou os sindicalistas para a unidade.“Permita-me dar as boas-vindas à heroica Cosatu nas fileiras da nossa grande família, a FSM, como membro pleno”, expressou o sindicalista.

“Nós temos uma história militante comum”, disse Mavrikos ao lembrar dos sindicalistas sul-africanos que ocuparam posições de liderança na FSM e continuou: “Nossa unidade é sólida, porque é baseada em princípios, estratégias, lutas e objetivos comuns”, sublinhou.(leia aqui a íntegra do discurso em espanhol)

Para o secretário-geral adjunto da FSM e vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, este é um momento histórico para o sindicalismo mundial. Segundo ele, o movimento sindical internacional precisa se fortalecer diante da atual conjuntura de ofensiva imperialista.  

A Cosatu foi fundada em 1985, se opondo ao Apartheid, lutando contra o racismo, contra o sexismo e na defesa da democracia. Tem cerca de 1,8 milhão de trabalhadores associados.

Portal CTB

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.