Libertado o dirigente sindical da FSM-Colômbia, Huber Ballesteros

Após três anos e meio de prisão, o líder camponês, dirigente da Federação Sindical Mundial da Colômbia e do movimento político e social Marcha Patriótica, Huber Ballesteros, foi libertado, na última sexta-feira (13).

CTB exige liberdade do preso político colombiano Huber Ballesteros

O sindicalista foi detido sob a acusação de “rebelião e financiamento ao terrorismo”, em agosto de 2013. Na época, ele integrava a Comissão de Negociação da Paralisação Agrária e Popular, mobilização que se tornou a maior e mais contundente dos últimos trinta anos na história daquele país.

“A liberdade de Huber Ballesteros significa a vitória da democracia, das liberdades políticas, sobretudo, num país onde as lutas sociais são tratadas como caso de polícia”, alertou o membro do secretariado da FSM e secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira.

Segundo ele, a solidariedade internacional desempenhou papel fundamental para a libertação de Ballesteros. Desde sua injusta prisão, diversas lideranças e entidades políticas e sociais de todo o mundo denunciaram a ação para fragilizar a mobilização e criminalizar o movimento social.

Tanto a CTB como a FSM enviaram diversas cartas aos juízes nas audiências sobre seu caso e participaram ativamente das ações em solidariedade à Ballesteros como a campanha Yo te nombro libertad que pede a liberdade dos presos políticos colombianos.

Em vídeo publicado no Twitter, o Huber Ballesteros agradece a solidariedade internacional. “Minha mensagem é de solidariedade com os companheiros e companheiras que ainda estão presos. Ficaremos trabalhando por sua liberdade pois sabemos que o contexto nos favorece, nos permite”, declarou.

Veja abaixo a íntegra:

 

Érika Ceconi – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.