Jovens chilenos acendem velas em apoio a estudantes em greve de fome

Dezenas de estudantes chilenos acenderam velas na noite desta terça-feira (16), em várias cidades do país, em manifestações de apoio aos jovens que estão em greve de fome há 40 dias reivindicando uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Enquanto na capital houve encontros de manifestantes em vários pontos da cidade, na região da Araucanía, no sul do Chile, alunos da Universidade da Fronteira se reuniram em frente à sede do governo de Cautín para acender várias velas no acesso principal, que estava fechado por agentes das forças de segurança.

Além disso, estudantes da Universidade Católica de Temuco colocaram velas em frente ao campus norte da instituição, informou a “Radio Bío-Bío”.

A manifestação contou também com a participação de um grupo de artistas chilenos de destaque que nesta terça-feira ocupou os escritórios do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para pressionar o governo do presidente Sebastián Piñera a buscar uma rápida solução para o caso dos estudantes em greve de fome.

Os artistas manifestaram preocupação pelo caso de três estudantes da cidade de Buin, vizinha a Santiago, que desde esta segunda-feira deixaram de ingerir líquidos.

“Tomara que este governo indolente tome as rédeas do assunto e evite a morte de alguns destes estudantes que nesta terça-feira completaram 40 dias em greve de fome”, disse à Agência Efe Roberto Márquez, líder do grupo Illapu, que participou da ocupação do Unicef.

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.