Jovens alemães também já sentem dificuldade para encontrar emprego

Os alemães, sobretudo os jovens, sofrem cada vez mais diante da dificuldade de encontrar um posto de trabalho fixo em expediente completo, revelou nesta terça-feira (7) o Centro de Investigação Social de Berlim.

 As expectativas desse grupo populacional pioram porque conseguir um trabalho fixo é visto como algo cada vez mais inalcançável em muitos setores, informou a entidade.

Apesar de contar com uma das taxas de desemprego mais baixas da Zona do Euro (6,8%), desde meados da década de 1990 a situação na Alemanha agravou-se.

A pesquisa apontou que, em 1996, mais de um terço dos menores de 30 anos podiam presumir que teriam um trabalho fixo. No entanto, em 2009 a cifra caiu para um de cada quatro.

Unido a isso, outros grupos populacionais também sofrem devido ao aumento dos contratos trabalhistas temporários ou de meio expediente. A piora desse mercado constitui uma das consequências mais visíveis da crise da dívida que desde o final de 2009 golpeia a Europa.

O aumento do desemprego, incentivado por demissões em massa e cortes salariais são parte do dia a dia em muitos dos 17 países que integram a Zona do Euro. Na Espanha, calcula-se que mais de 40% dos jovens não conseguem encontrar trabalho.

Com informações da Agência Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.