Indignados articulam greve geral para o 1º de Maio nos Estados Unidos

Membros do grupo Ocupe Wall Street (OWS) anunciaram a convocação de uma greve geral durante o 1º de maio deste ano, Dia Internacional dos Trabalhadores. Em um comunicado, os chamados indignados pediram a seus seguidores para participar das marchas ao longo de toda a nação contra os abusos financeiros dos setores mais ricos do país.

Os pacifistas estão exortando seus seguidores de uma costa a outra da união a manter-se fora do trabalho e da escola, e abster-se de gastar dinheiro em lojas ou comércios.

“Em um dia sem 99%: sem trabalho, sem escola, não ir às compras, não limpar as casas, não às operações bancárias. O mais importante: Tomar a rua!”, anunciou o texto publicado no site do grupo

Ativistas preveem que uma coalizão de sindicatos e grupos de trabalhadores de justiça marchem nesse dia por Nova York, cidade que em 17 de setembro de 2011 viu emergir o movimento, cuja bússola aponta a denunciar o poder desmedido atingido por bancos e corporações.

Chama a atenção que nos Estados Unidos o Primeiro de Maio não constitui em um dia de comemoração. Em seu lugar, celebra-se o Labor Day, sempre na primeira segunda-feira de setembro, convocado pela primeira vez em 1882 pela Nobre Ordem dos Cavaleiros do Trabalho.

No primeiro de maio de 1886 trabalhadores em Nova York, Chicago e outras muitas cidades da costa este dos Estados Unidos iniciaram greves para demandar melhoras em suas condições de trabalho, entre elas a jornada trabalhista de oito horas.

Fonte: Agência Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.