Venezuela responsabiliza governo Bolsonaro pela invasão

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que o governo Bolsonaro é responsável pela segurança da equipe diplomática e pelas instalações da sede da embaixada venezuelana em Brasília invadida na madrugada desta quarta-feira (13) por milicianos neofascistas.

“Denunciamos que as instalações da nossa embaixada em Brasília foram invadidas pela força no início da manhã. Responsabilizamos o governo do Brasil pela segurança de nossa equipe e instalações. Exigimos respeito pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas ”, escreveu Arreaza no Twitter.

O chanceler ainda desmentiu a versão falsa divulgada pelos invasores e pela mídia conservadora: “A versão da direita violenta sobre deserções é absolutamente falsa”.

Ele distribuiu um vídeo (veja acima) no qual o encarregado de Negócios da embaixada denuncia o ataque e a invasão. O deputado federal Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, convocado pelos diplomatas para ir à embaixada, aparece no vídeo.

No Brasil, a CTB e os movimentos sociais realizaram manifestações contra a invasão da embaixada e em solidariedade ao povo e governo venezuelanos em várias capitais, entre elas Brasília, São Paulo e Belém.

CTB Pará presta solidariedade ao consulado da Venezuela.