Funcionários da Iberia retomam greve contra demissões

Trabalhadores da companhia aérea espanhola Iberia começaram na última segunda-feira (04) uma nova série de greves de cinco dias em protesto ao plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões. O plano de reestruturação da empresa foi anunciado em 9 de novembro de 2012 e prevê o desligamento de 19% da força de trabalho da Iberia.

Os trabalhadores da Iberia, em processo de fusão com a British Airways, poderão deflagrar uma terceira rodada de greve entre os dias 18 e 22 e março. A união entre a Iberia e a British, que originou a holding International Airlines Group (IAG), foi anunciada em janeiro de 2011.

Um total de 1.280 voos foi cancelado pela Iberia, Iberia Express, Vueling e Air Nostrum. A maioria dos passageiros foi realocada em voos de outras companhias. Não houve incidentes relevantes no começo da greve nos aeroportos da Espanha.

A última  paralisação aconteceu entre os dias 18 e 22 de fevereiro e mobilizou cerca de 20 mil trabalhadores da companhia espanhola. A mobilização foi considerada maior dos 85 anos de história da empresa. A greve, convocada por seis sindicatos dos trabalhadores, marcou o início de protestos, que se vão prolongar até março e que incluirão outras duas paralisações de cinco dias cada uma.

A paralisação, à qual aderiram os funcionários de voo e de terra da empresa, está afetando também algumas das 120 companhias a que a empresa presta serviços de assistência em terra (handling), sendo que as mais prejudicadas serão as companhias do seu grupo, como a Iberia Express, Vueling e Air Nostrum.

A Federação Sindical Mundial (FSM), entidade à qual a CTB é filiada, divulgou no dia 18 de fevereiro uma nota de apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores da companhia aeres espanhola Iberia.

Confira abaixo a nota da FSM:

Solidariedade Internacional da FSM com os trabalhadores grevistas da Iberia

A Federação Sindical Mundial, em nome dos 82 milhões de trabalhadores em 120 países que representa, expressa sua solidariedade de classe com os trabalhadores grevistas da companhia aérea Iberia e sua luta.

A FSM denuncia a repressão policial do governo espanhol contra os grevistas. Exigimos que o governo espanhol satisfaça todas as demandas justas dos trabalhadores

Atenas, 18 de fevereiro de 2012.

O Secretariado

Portal CTB com agências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.