FST 2012: CTB realiza encontro com dirigentes latino-americanos da FSM

Sob a coordenação do vice-presidente da Federação Sindical Mundial e diretor-adjunto de Relações Internacionais da CTB, João Batista Lemos, foi realizada na manhã do dia 26/1, na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), a reunião dos dirigentes latino-americanos da entidade. Estiveram presentes Ariel Sebastián Vargas, Hugo Blasco e Ernesto Trigo(Argentina), José Osvaldo Zayas Britos (Paraguai), José Ortiz Arcos (Chile), Jacobo Torres de Leon (Venezuela), Olmedo Auris Melgar (Peru) e Ramon Cardona (Cuba). O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, e a diretora de Formação da entidade, Eremi Melo, também participaram do encontro.

“Foi uma reunião muito rica de intercâmbios em que foram debatidos vários temas que devem ser aprofundados pela Federação Sindical Mundial (FSM) no campo da luta de idéias: o tema do trabalho decente no capitalismo, o desenvolvimento sustentável, que pega mais a agenda da questão ambiental do que a questão do desenvolvimento do trabalho, a distribuição de renda, que não tem contradições mas precisa ser colocada no seu nível correto do ponto de vista de classe”, informou João Batista.

Entre os temas discutidos, as táticas e estratégias que cada central sindical tem usado, além de encaminhamento de sugestões para a atuação unificada das centrais latino-americanas.

“Não cabe só tirar uma estratégia para os países que tem realidades distintas e históricas. É necessário, antes, debater a relação com o desenvolvimento e o socialismo. São temas fundamentais que teremos de aprofundar para nos prepararmos melhor na luta de ideias e demarcar diante de um sindicalismo colaboracionista que ainda existe hoje na América Latina. Nós devemos nos preparar melhor para enfrentar essas ideias em nosso continente. Por isso será preciso aprofundar esses temas tão importantes”, projetou Batista.

“O Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial vai se reunir no início de fevereiro em Johanesburgo, na África do Sul. Com os companheiros da Argentina, Chile, Colômbia e Peru, vice-presidentes no continente, vamos levar nossas inquietudes e as propostas surgidas nessa reunião para depois realizarmos um encontro ou seminário da FSM na região para aprofundar mais os temas a fim de termos uma orientação comum de luta”, concluiu o diretor-adjunto de Relações Internacionais da CTB.

Emanuel Mattos – CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.