FSM realiza Encontro Sindical Anti-imperialista na Bolívia

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho será realizado na cidade boliviana de Chochabamba o Encontro Sindical Internacional Anti-imperialista. A Atividade é convocada pela Federação Sindical Mundial (FSM), a Central Operária Boliviana (COB) e conta com o apoio do governo daquele país.

O encontro que leva como tema “O papel do movimento sindical internacional frente ao imperialismo e em defesa da integração dos povos do mundo”, pretende reunir sindicalistas de todos os continentes para coordenar ações conjuntas em defesa da soberania dos países e povos.

“O imperialismo gera riscos para os trabalhadores, como comprovam os acontecimentos na Ucrânia, Síria, Venezuela entre outros. Em Nossa América, os Estados Unidos, a União Europeia e as demais potências imperialistas exercem políticas intervencionistas e atividades desestabilizadoras contra os governos democráticos (…)”, denuncia a convocatória. (leia aqui a íntegra em espanhol).

O documento cita ainda as agressões perpetradas pelas potências imperialistas em sua disputa pelo controle dos mercados, recursos naturais, econômicos e rotas de energia, intensificando assim a ingerência nos países. Exemplo disso é o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos contra Cuba que dura mais de 50 anos, as constantes tentativas de desestabilizar o governo venezuelano bem como o sequestro do avião de Evo Morales, ocorrido em julho de 2013.

De acordo com o secretário-geral da FSM, George Mavrikos, “este encontro foi acordado há quase um ano, durante a reunião de uma delegação da FSM com o presidente Evo Morales, em La Paz”, para ele a iniciativa reforçará ainda mais o papel da FSM no cenário sindical internacional em defesa da classe trabalhadora.

Érika Ceconi – Portal CTB