FSM denuncia política antimigratória da União Europeia

Um barco que trazia cerca de 700 imigrantes naufragou no norte da Líbia, no último domingo (19). Apenas 28 pessoas foram resgatadas com vida, segundo a guarda costeira italiana. Ainda na última semana, na quarta (15), 400 imigrantes se afogaram num incidente semelhante, desta vez perto da costa da Líbia.

Leia também:Quem chora pelos mortos no Mediterrâneo?

Após o incidente a Federação Sindical Mundial (FSM), divulgou uma nota, nesta quarta-feira (22), denunciando a União Europeia e suas políticas contra os imigrantes e refugiados.

Leia abaixo a íntegra:

Assassinos e hipócritas

A Federação Sindical Mundial – que representa 90 milhões de trabalhadores em 126 países – expressa sua tristeza e frustração pela tragédia que ocorreu no mar Mediterrâneo resultando com a morte de centenas de imigrantes e refugiados no último 19 de abril.

A morte de centenas de pessoas no Mediterrâneo e o sul da Itália, particularmente, se somam à longa lista dos imigrantes mortos em busca de uma vida melhor enquanto são explorados por traficantes.

No entanto, estes não são acidentes, são crimes. Os imigrantes e os refugiados se viram obrigados a esta posição pela política imperialista da Otan, dos EUA e da União Europeia, por sua agressividade e intervenção em países como a Líbia, Síria, Iraque, Mali, Iêmen entre outros, por políticas das transnacionais e o roubo dos recursos naturais na África e Oriente Médio, pela destruição e manipulação das economias dos países e, finalmente, pela política desumana da UE e seus governos contra os trabalhadores imigrantes.

Com tristeza e frustração escutamos os chefes de Estado da Itália, França, Grécia e outros países da Europa expressarem seu pear pelo incidente e repetindo frases vazias para “uma nova política” enquanto seus governos têm apoiado plenamente e ativamente as guerras imperialistas e aplicado sua política contra os imigrantes e refugiados.

A Federação Sindical Mundial com sua posição e ação anti-imperialista e internacionalista denuncia a política assassina e hipócrita da União Europeia e de seus governos e luta pela eliminação da agressividade contra o povo no norte da África e Oriente Médio, pela dissolução da Otan e pela utilização dos recursos naturais para o benefício do povo. O desenvolvimento popular trará a reconstrução e a prosperidade para o povo.

Exigimos o cessar imediato de todas as intervenções imperialistas. Solicitamos que as organizações internacionais ajudem os países de origem dos imigrantes econômicos e dos refugiados políticos.
Os fenômenos de racismo, xenofobia e neofascismo devem ser combatidos em sua totalidade. Expressamos nossas condolências às famílias das vítimas que perderam a vida no mar Mediterrâneo.

Federação Sindical Mundial