FSM define data do Dia Internacional de Ação de 2011

O Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM) definiu, nesta semana, em uma reunião informal realizada no marco da 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíça), a data em que será organizado o Dia Internacional de Ação deste ano: 3 de outubro.

Sindicalistas de mais de 30 países se reuniram com o secretário-geral da FSM, George Mavrikos, que fez um relato do recente 16º Congresso da entidade, descrevendo seu aspecto democrático, classista e internacionalista.

No total, mais de 30 companheiros usaram a palavra para falar de suas participações no Congresso, além de relatarem o atual cenário de seus países. Eles também subscreveram a necessidade de a FSM se fortalecer em todos os continentes e de se expressar de modo mais eficaz em benefício da classe operária internacional.

Ao final, a reunião acabou por definir 3 de outubro como a data para a terceira edição do Dia Internacional de Ação. A ideia é realizar atividades e manifestações em todo o mundo, a partir das seguintes bandeiras:

– Jornada de trabalho de 35 horas semanais, com sete horas por dia e cinco dias por semana
– Por uma maior seguridade social
– Pelo fortalecimento da negociação coletiva
– Pela liberdade sindical

Com informações da FSM