FSM Cone Sul se solidariza com estudantes chilenos

Dois estudantes foram agredidos pela Polícia Militar Chilena (Carabineros) durante uma marcha estudantil realizada na cidade de Valparaiso no dia 21 de maio. Um deles está internado em estado grave.

Rodrigo Avilés foi atingido por um forte jato de água e caiu violentamente contra o chão batendo a cabeça na calçada. O estudante da Universidade Católica de Valparaíso sofreu um Traumatismo Crânio Encefálico (TEC) que deve deixar sequelas. Durante a manifestação pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em consequência da forte repressão policial.

Em repúdio à violência protagonizadas nos últimos protestos, os chilenos sairão às ruas nesta quinta-feira (28) e continuarão exigindo uma educação pública e de qualidade. A FSM Cone Sul divulgou uma nota em solidariedade à luta pela educação no Chile e contra a repressão sofrida pelos chilenos. 

Leia a íntegra do comunicado: 

Nota de solidariedade com os trabalhadores e os estudantes chilenos

A Federação sindical Mundial (FSM) Cone Sul organização historicamente identificada com a luta dos trabalhadores e dos povos sempre se posicionará favoravelmente dessas legítimas batalhas. Desta forma, hipotecamos o nosso apoio e solidariedade às jornadas de luta dos trabalhadores e estudantes chilenos.

Ao mesmo tempo condenamos todo ato de violência e truculência contra as manifestações populares.

A FSM Cone Sul exige a abertura imediata de uma negociação que atenda os interesses do movimento social chileno.

Viva a luta dos trabalhadores!

Um abraço internacionalista e proletário.

Divanilton Pereira, 
Coordenador da Federação Sindical Mundial para o Cone Sul

Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.