FSM condena perseguição contra sindicalistas da aviação no Paraguai

Por meio de nota divulgada na última segunda-feira (31), a Federação Sindical Mundial (FSM) declarou solidariedade aos trabalhadores aeroportuários paraguaios, pois, segundo denúncias, eles estão sofrendo perseguição política do governo de Horácio Cartes.

A categoria é contrária a privatização dos aeroportos e protagonizou uma greve no mês de junho para se opor a iniciativa que prejudicará a classe trabalhadora. A paralisação legítima foi declarada ilegal pelo poder judiciário e, nesta semana, dirigentes sindicais foram condenados penalmente.

Além disso, a violência policial contra os manifestantes tem sido constante. Um protesto pacífico terminou com cerca de 30 pessoas feridas após brutal repressão. Outro exemplo de perseguição é observado contra trabalhadores do transporte que foram demitidos por integrarem um sindicato. Como protesto, há 3 meses estes trabalhadores estão “crucificados” em frente ao Ministério do Trabalho.

A FSM exige que esta perseguição aos trabalhadores paraguaios acabe e que os direitos sindicais e trabalhistas sejam respeitados.

Leia a íntegra da nota:

A Federação Sindical Mundial (FSM) condena energicamente a terrível perseguição sindical que a direção e militância sindical aeronáutica está sofrendo no Paraguai, que está realizando uma grande luta contra a privatização dos aeroportos do país.

A luta dos trabalhadores aeronáuticos conta com 1 camarada processado judicialmente, 3 dirigentes com estabilidade despedidos, 10 dirigentes imputados dos quais 6 são secretários-gerais, 4 feridos e mais de 40 transferidos após uma exitosa greve.

A FSM rechaça a atitude antidemocrática e anti-sindical do governo paraguaio. Condenamos a sistemática repressão do movimento sindical e popular, a perseguição de dirigentes e militantes sindicais e a violação dos direitos e liberdades sindicais.

Estas práticas abusivas violam os direitos mais elementares da população e do movimento sindical, mundialmente reconhecidas, para beneficiar as empresas transnacionais e o capitalismo.

A FSM expressa sua plena solidariedade de classe com os companheiros trabalhadores aeronáuticos e suas organizações sindicais. Exigirmos o imediato cesse da perseguição de sindicalistas no país e que o governo de Horacio Cartes respeite os direitos e liberdades sindicais.

Chamamos todos os sindicatos de classe no mundo para expressar sua solidariedade com os trabalhadores em luta no Paraguai.

Federação Sindical Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.