Fise denuncia uso bélico da educação em Israel, Inglaterra e EUA

A Federação Internacional de Sindicatos da Educação (Fise), denunciou, depois de receber informações sobre o assunto, que o governo de Israel tem oferecido bônus a professores que incentivam os alunos a se alistarem no exército por três anos de serviço militar obrigatório. Nesse programa, também atuam oficiais do exército que vistam as escolas e organizam discursos explicando aos estudantes a importância do exército para a existência de Israel. Além disso, o Ministério da Educação organiza excursões das instituições de ensino a regiões onde há colônias israelenses.

Segundo a Fise (entidade cujo comitê administrativo a CTB faz parte), essa relação entre as escolas e o militarismo não é restrita a Israel. Na Inglaterra, o Ministério da Educação propôs a criação de escolas de ex-soldados e oficiais para ensinar as crianças uma “moral militar”. Nos Estados Unidos, oficiais também circulam dentro das escolas e ao redor das instituições.

Em sua nota, a Fise convida professores desses três países e de todos os outros onde essa prática a resistir às tentativas dos governos imperialistas e das agências que querem moldar as consciências das crianças de acordo com seus interesses e acostumá-las à ideia de guerra. Em vez disso, a Fise conclama os educadores a ensinar aos estudantes valores como o amor pela paz, a liberdade, o respeito pelos direitos dos trabalhadores e a luta contra as guerras imperialistas.

Com informações da Fise