Fenafar aprova filiação à Federação Sindical Mundial

Durante a reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) ocorrida nos dias 19 e 20 de maio em São Paulo foi aprovada, por unanimidade, a filiação da entidade à Federação Sindical Mundial (FSM).

“Essa iniciativa desencadeia uma campanha de filiação das entidades sindicais à FSM”, anunciou o secretário de Relações Internacionais da CTB e coordenador da entidade internacional para o Cone Sul, Divanilton Pereira que participou da atividade.

O presidente da entidade, Ronald Ferreira, lembrou-se da importância do debate internacional e desta articulação entre as entidades e os trabalhadores de todo o mundo. “Ao aprovar esta filiação, o Conselho reafirma essa atuação internacional e a coloca em outro patamar, com mais protagonismo e responsabilidade”, frisou.

Mesma opinião da secretária de Relações Internacionais da entidade farmacêutica, Gilda Almeida, que destacou a necessidade de a classe trabalhadora se articular neste momento em que o mundo sofre uma ofensiva conservadora. “Estamos num momento estratégico para a vida do nosso país, não podemos estar de fora do debate internacional”, ressaltou a sindicalista.

Fenafar

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) foi fundada em 25 de outubro de 1974 por profissionais que perceberam a importância de haver uma organização nacional que representasse a categoria nos debates fundamentais para a valorização do farmacêutico e para o avanço do país. Atualmente congrega 17 sindicatos e representa a categoria em nível nacional.

A Fenafar teve papel decisivo no processo de debate que culminou em conquistas fundamentais para a sociedade brasileira como a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Em 2014, teve uma importante conquista para a categoria e vitória para a sociedade com a aprovação de uma bandeira histórica da entidade: a aprovação da lei 13.021 que transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde.

Portal CTB – Com informações da Fenafar