Federação Sindical Mundial América condena golpe de Estado parlamentar no Brasil

A Federação Sindical Mundial (FSM) região América Latina e Caribe sediada na capital cubana Havana divulgou uma nota, na última segunda-feira (18), em apoio à legitimidade do governo da presidenta Dilma Rousseff e em rechaço às tentativas golpistas contra a democracia brasileira.

De acordo com o domumento “Este golpe de novo tipo conspira contra o importante impulso dos governos de Lula e Dilma em um Brasil defensor das causas justas no plano internacional e inspirador da unidade e a integração latino-americana e caribenha”.

Leia abaixo íntegra do comunicado:

A ameaça perpetrada por setores da direita representantes da oligarquia brasileira, em confabulação com a imprensa reacionária e com o aberto apoio das transnacionais da comunicação e pelo imperialismo, quer levar a cabo o primeiro passo do golpe de estado parlamentar contra o governo democraticamente eleito do Brasil liderado por Dilma Rousseff. Acusações sem provas nem fundamentos jurídicos quebram a democracia brasileira.

Atacam assim importantes programas sociais de sensível impacto na população mais pobre e em contraste implantam um governo neoliberal que acaba com as conquistas sociais alcançadas e que possibilite o roubo das riquezas naturais do povo brasileiro por parte das grandes empresas transnacionais subordinando sua política exterior aos interesses hegemônicos imperialistas.

Este golpe de novo tipo conspira contra o importante impulso dos governos de Lula e Dilma em um Brasil defensor das causas justas no plano internacional e inspirador da unidade e a integração latino-americana e caribenha. Forma parte da contraofensiva reacionária contra os processos progressistas da região e dirigido contra os Brics, poderoso conjunto desafiante da hegemonia estadunidense.

Em momentos nos quais está em marcha um golpe de estado parlamentar no Brasil, a Federação Sindical Mundial em “Nossa América” reitera seu apoio ao movimento sindical de luta brasileiro e sua solidariedade irrestrita com o povo e o legitimo governo deste país irmão liderado pela presidenta Dilma Rousseff.

Federação Sindical Mundial região América Latina e Caribe
Havana, 18 de abril de 2016