Europeus saem às ruas para protestar contra austeridade e aumento da crise

Milhares de trabalhadores em todo o sul da Europa protestaram contra os cortes de gastos em manifestações no Dia do Trabalhador, nesta terça-feira (1º), antes das eleições na Grécia e na França, marcadas para o próximo fim de semana, quando os eleitores devem punir líderes pelas medidas de austeridade.

Sindicatos na Grécia, Espanha, Portugal, Itália e França estão usando as tradicionais passeatas para demonstrar sua irritação com as medidas de austeridade em toda a zona do euro, cujo objetivo é organizar as finanças mas que foram criticadas por forçar países a mergulharem ainda mais na recessão.

Protesto em Madri
 

Na Itália, manifestantes rapidamente entraram em confronto com a polícia em Turim e milhares de pessoas marcharam no centro da cidade de Rieti para ouvir os líderes do três principais sindicatos que denunciam as reformas do primeiro-ministro Mario Monti.

Na França, sindicatos organizaram cerca de 290 manifestações de Marselha a Estrasburgo. Em Paris, a polícia afirmou que 48 mil pessoas compareceram, contra 12 mil no ano passado.

O presidente Nicolas Sarkozy atraiu quase 100 mil pessoas em um comício para “verdadeiros trabalhadores” após a maior organização syndical do país, a CGT, ter aconselhado seus membros a não votar no atual mandatário no domingo.


Protesto em Atenas

Em Madri, dezenas de milhares de pessoas caminharam na chuva para as principais áreas, enquanto milhares saíram às ruas em Lisboa. Em Atenas, cerca de 5 mil trabalhadores, pensionistas e estudantes marcharam com cartazes onde se lia “Revolta agora” e “Impostos para os riscos”.

A Grécia votará no domingo em uma eleição parlamentar que corre o risco de prejudicar o resgate internacional que mantém o país vivo ao punir os partidos que deram apoio ao pacote. “Nossa mensagem será mais forte no domingo”, disse Maria Drakaki, 45, funcionária do setor público cujo salário foi reduzido. “Não tem como eu votar em um dos dois principais partidos.”

Na França, o presidente Nicolas Sarkozy competirá com sindicatos para ver quem consegue abocanhar a maior multidão, na esperança de ofuscar o brilho deles em passeatas de rua antes do segundo turno da eleição presidencial no domingo.

Com informações de agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.