EUA: Jovens mostram visão positiva sobre sistema mais igualitário

A promessa do presidente dos EUA de trabalhar para a “justiça econômica”, provavelmente, provocará mais uma onda de histeria na direita norte-americana que detecta tendências socialistas até nos discursos de caráter pré-eleitoral. Mas o interessante é que esta acusação não parece sustentar mais o peso do passado. Pelo menos, para a nova geração dos norte-americanos.

A conclusão decorre da última pesquisa do conceituado Instituto PEW. De acordo com a enquete realizada em dezembro do ano passado, a maior parte dos indivíduos (49%) entre 18 e 29 anos tem opinião positiva sobre o socialismo, enquanto 43% têm opinião negativa. Para os jovens norte-americanos, o socialismo é até mais popular do que o capitalismo, para o qual 46% têm opinião positiva, contra 47% que têm opinião negativa.

Ao que tudo indica, tudo isso vem em antítese aos resultados totais da pesquisa que dizem respeito à população em geral. Neste caso, os equilíbrios recompõem-se, com 60% continuando em posição negativa frente ao socialismo e apenas 31% a favor.

A diferença é sentida em relação à correspondente pesquisa que o Instituto PEW havia realizado em abril de 2010. A diferença então entre capitalismo e socialismo era bastante maior (62% a 29%). O que aconteceu desde então?

Provavelmente, o dramático agravamento das consequências da crise econômica para os mais fracos economicamente e, especialmente, os jovens que já enfrentam mais ameaçador o fantasma do desemprego.

Primavera dos EUA

Entretanto, ocorreu a “Primavera Norte-americana” do movimento “Occupy” que, embora neste momento espere “passar o inverno norte-americano”, parece que deixou bem seu estigma na sociedade norte-americana e trouxe ao proscênio a questão das desigualdades sociais.

É natural que papel importante desempenhou o contínuo processo para a disputa que definirá o candidato do Partido Republicano com os candidatos multimilionários em recursos e pobres de espírito disputando até as últimas posições.

Contra os abortos, mas a favor da posse de armas; contra o Sistema Público de Saúde, mas a favor das isenções tributárias para os ricos;, com candidatos como Peter Santorum afirmando abertamente que apoia as desigualdades econômicas, enquanto outros, como Rick Perry, declarando que os fuzileiros navais norte-americanos que foram filmados urinando sobre cadáveres de supostos combatentes do Talibã não fizeram nada de grave.

Talvez por isso muitos norte-americanos já pensam que, se todos estes utilizam o “socialismo” como palavrão, pode não ser tão ruim assim, no final de contas.

Fonte: Monitor Mercantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.