ESNA divulga convocação oficial para sua próxima edição, em Cuba

O Grupo Coordenador do Encontro Sindical Nossa América divulgou nesta semana a convocação oficial para a realização de sua sexta edição, a ser realizada em Havana (Cuba), entre os dias 3 e 4 de maio de 2014.

Assinada pelos dirigentes Juan Castillo, Raymundo Navarro, Víctor Mendibil, João Batista Lemos, Freddy Franco e Leonardo Batalla, a convocatória chama todas as entidades sindicais do continente para defender os interesses da classe trabalhadora e aprofundar as mudanças.

Confira abaixo a íntegra do documento:

VI Encontro Sindical Nossa América

Convidamos a participarem do VI Encontro Sindical Nossa América (ESNA), que será realizada na cidade Ed Havana, Cuba, nos dias 3 e 4 de maio de 2014. Sua realização foi definida no V ESNA, ocorrido na Cidade do México.

A iniciativa do Encontro Sindical Nossa América nasce inspirada em uma ideia do presidente Hugo Chávez Frías, durante o II Congresso Bolivariano dos Povos, celebrado em Caracas, Venezuela, em dezembro de 2004, quando foi lançado o conceito de conformar uma expressão de integração do movimento sindical latino-americano e a criação de uma nova Central Sindical nas Américas, como necessidade para enfrentar as perspectivas que eram oferecidas pela conjuntura da região, além de contar com novos instrumentos para a luta.

Uma ideia similar voltaria a ser debatida por ocasião do Fórum Social Mundial em Porto Alegre de 2005, nos encontros de correntes classistas que se realizam na região desde 2002 e no IV Encontro Hemisférico de luta contra a ALCA, em Havana, no mês de abril de 2005, chegando, neste último, a se considerar a criação de um Fórum Sindical pela Integração.

Iniciou-se “um processo de construção de uma COORDENAÇÃO ampla do movimento de trabalhadores, não restrita apenas ao âmbito sindical, mas que também pudesse encontrar um espaço para articular múltiplas forças, cuja esfera de atuação ou de incidência fosse vinculada ao cenário dos trabalhadores e trabalhadoras, dirigida de modo a facilitar, com identidade própria, sua inserção nos atuais espaços das lutas sociais, nas quais numerosas Redes e Campanhas se esforçam para impulsionar ações de resistência e enfrentamentos frente as mais diversas expressões das políticas neoliberais atuais, e onde o setor de trabalhadores tenha, em geral, um protagonismo de perfil limitado, entendendo-se que os mesmos podem e devem jogar um papel muito mais ativo”.

Desde então foram realizados, de forma exitosa, cinco encontros:

1 – ESNA em Quito, Equador (2008)
2 – ESNA em São Paulo, Brasil (2009)
3 – ESNA em Caracas, Venezuela (2010)
4 – ESNA em Manágua, Nicarágua (2011)
5 – ESNA na Cidade do México (2012)

Nesses encontros participaram centenas de delegados de organizações sociais e sindicais de diversos países de Nossa América, sendo que alguns atos de encerramento contaram com a presença e intervenção de importantes líderes continentais, como Hugo Chávez e Daniel Ortega.

O ESNA foi crescendo em participação e também em debates, reflexões e em sua agenda de ação sociopolítica, contribuindo para a o desenvolvimento da unidade e para o fortalecimento das organizações sindicais da região. É um espaço que evoluiu e vai se instalando no contexto das lutas sociais atuais, ampliando seus vínculos com organizações sindicais e populares, visando sua interação com os processos de integração de nossa região e com os processos de mudança e transformação que vêm sendo produzidos em alguns de nossos países.

A realização do ESNA em Cuba constitui um reconhecimento e uma expressão de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana. O evento se realizará no contexto da celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, e também no ano em que se comemoram o aniversário de 75 anos da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) e a realização das sessões finais de seus 20º Congresso.
Esse evento será uma nova oportunidade para que o movimento social e sindical de Nossa América realize uma análise e reflexão sobre a situação sociopolítica que vive o mundo, avalie e proponha alternativas para enfrentar os impactos que origina a crise que vive o sistema capitalista atual e defina os desafios que devem assumir as organizações sindicais que promovem um sindicalismo sociopolítico de novo perfil.

A CTC e o Grupo Coordenador do ESNA aspiram que sua sexta edição, em Havana, constitua um salto qualitativo e quantitativo no desenvolvimento desse importante cenário plural e inclusivo de organizações sindicais e sociais.

Para tanto e por todo o exposto, estamos convidando todas as organizações classistas, unitárias e internacionalistas a participar dessa atividade e aderir à nossa Declarações de Princípios, que nos inspira a trabalhar incansavelmente na unidade mais ampla da classe operária e trabalhadora, junto ao nosso povo que luta por sua definitiva libertação.

PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS E APROFUNDAR AS MUDANÇAS

Fraternalmente,
Grupo Coordenador do ESNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.