ESNA condena o golpe de Estado no Paraguai

O Encontro Sindical Nossa América (ESNA) se soma às numerosas mostras de rechaço ao golpe de Estado parlamentar desenvolvido contra o presidente Fernando Lugo, na república-irmã do Paraguai.

Sob a modalidade constitucional, o poder legislativo, como instrumento da oligarquia nacional se omitindo em relação à vontade democrática do povo paraguaio, manifestou uma vez mais sua vocação imperialista a serviço daqueles a quem interessa interromper o histórico processo de transformação iniciado nessa nação com a chegada à Presidência de Fernando Lugo.

O que ocorreu nos últimos dias no Paraguai não resulta em um ato isolado na geopolítica da região, é parte da contraofensiva imperialista do sistema capitalista, empenhado em reverter os abanicos democráticos que têm sido operados em vários países, em benefício dos interesses econômicos e sociais de seus povos.

O ESNA expressa sua mais enérgica denúncia e condena tais fatos, repudia a atitude servil daqueles que apoiam e se somam a essa ação, e expressa sua solidariedade com os trabalhadores, organizações e movimentos sociais que se opõem e resistem em defesa de seus valores democráticos.

O ESNA chama suas organizações e movimentos vinculados a mobilizar-nos em defesa da democracia e da soberania paraguaia, ratificando assim sua vocação solidária.

Chamamos as organizações sindicais e movimentos que se vinculam ao ESNA, com sua adesão a este manifesto, a nos somarmos nesta luta necessária.

Solidariedade com os trabalhadores e com o povo paraguaio!

Mobilizemo-nos todos em defesa da democracia e da soberania de Nossa América!

Encontro Sindical Nossa América (ESNA)

27 de junho de 2012