Equador consegue bons resultados no combate ao trabalho infantil

O governo liderado por Rafael Correa conseguiu, nos últimos cinco anos, arrancar cerca de 450 mil menores do mercado laboral. Essa conquista é resultado de um subsídio estatal de US$ 35 mensais por cada criança que esteja matriculada no sistema de ensino e faça exames médicos regulares, programa que, revelou o executivo equatoriano, abrange já um milhão e 200 mil beneficiários e elevou a taxa de frequência escolar para perto dos 90% do total da população entre os 5 e os 17 anos.

O objetivo do governo do Equador é erradicar o trabalho infantil no prazo máximo de 20 anos, meta orçada em US$ 960 milhões, mas as autoridades defendem que “os benefícios superam largamente os custos”.

A luta contra o trabalho infantil no Equador foi recentemente elogiada pela Unicef, que confirmou que, nos últimos seis anos, a percentagem de crianças forçadas a entrarem no mercado laboral diminuiu de 17% para 6%.

Na semana passada, durante a apresentação do orçamento do Estado, Correa reiterou que “a prioridade das prioridades do seu governo é combater a pobreza” e considerou que “só quem é cego é que não vê que o país está a ressuscitar”.

Fonte: Avante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.