Enfermeiros de Brasil e EUA se reúnem na CTB para criar estratégias de fortalecimento de pautas

Integrantes da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e da União Nacional de Enfermeiros dos Estados Unidos se reuniram, na última segunda-feira (5), na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em São Paulo, para estreitar os laços.

O objetivo do encontro bilateral foi criar estratégias de fortalecimento das pautas da categoria, inclusive no espaço internacional de serviços públicos. Integrante da FNE e do Sindicato da classe em Sergipe (SEESE), Shirley Morales destacou a importância da convergência entre as entidades.

“Primeiramente, eu, enquanto diretora da CTB, propus que a reunião se desse na Central. A CTB sempre apoiou as pautas da enfermagem, o piso salarial e a luta de uma jornada de trabalho digna. Em suma, fizemos uma avaliação de conjuntura na reunião para que os nossos camaradas dos Estados Unidos pudessem ter conhecimento de qual o contexto político em que se encontram os trabalhadores de enfermagem no Brasil. Mostramos as nossas estratégias para alcançarmos vitórias no Congresso Nacional. Também colocamos para eles a importância e o papel que as centrais sindicais tiveram no combate à Covid-19 e contra os retrocessos promovidos pelo atual governo. Por fim, prospectamos quais serão os projetos futuros com o governo Lula. Principalmente, os cenários possíveis para que a gente possa resgatar os direitos da classe trabalhadora”, elencou Shirley.

Como resultado, a presidenta da agremiação americana, Deborah Burger, ressaltou a relevância da troca de experiências. “A gente ficou muito feliz e agradecidos pela recepção dada pela Central. Foi uma reunião muito exitosa e proveitosa”, afirmou.

A reunião contou ainda com a participação da presidenta da FNE, Solange Caetano, integrantes das instituições e do Consulado de Cuba. A mediação coube ao presidente da CTB, Adilson Araújo, e ao secretário de Assuntos Internacionais, Nivaldo Santana.