Encontro Sindical Nossa América terá capítulo brasileiro, em 2015

Na última terça-feira (25), o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) sediou a convocatória oficial para o 6º Encontro Sindical Nossa América (ESNA), que será realizado em Cuba no mês de maio.  

Durante o encontro, que reuniu mais de 100 lideranças sindicais e dos movimentos sociais, o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, anunciou o lançamento do capítulo brasileiro do ESNA, em 2015. “O Rio de Janeiro se colocou à disposição para ser a sede da iniciativa”, informou Divanilton. 

O presidente da entidade anfitriã do encontro, Alex Santos, fez a saudação inicial, enquanto o presidente da CTB-RJ, que organizou o evento, Ronaldo Leite, destacou o ESNA como um instrumento para fortalecer os trabalhadores em todas as regiões. 

Em sua exposição sobre a importância da integração latino-americana e caribenha, o coordenador técnico do ESNA e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), João Batista Lemos, contextualizou o cenário político internacional.

“A questão da integração, para nós, faz parte do projeto nacional de desenvolvimento. Não há como se desenvolver um projeto nacional sem haver uma proposta de integração e construção de um bloco contra-hegemônico”, expressou Batista. 

Após os debates, foi aprovada uma nota em apoio ao governo de Nicolás Maduro que está sofrendo desde o dia 12 de fevereiro  tentativas de desestabilização, por meio de atos violentos, perpetrados pela oposição. 

“Mexeu com ele, mexeu conosco”, disse Divanilton ao enfatizar a necessidade da integração latino-americana e caribenha, principalmente, em momentos como este em que o imperialismo estadunidense tenta romper a continuidade dos governos progressistas na região. 

fotos esna1

O secretário informou que, assim como ocorreu em São Paulo, no Rio de Janeiro, horas antes da atividade, a direita convocou uma manifestação em frente ao Consulado da Venezuela contra o governo bolivariano, mas foi sufocada pelos movimentos sociais e sindicais que compareceram em massa para demonstrar seu apoio a Maduro.  

A atividade também contou com a presença da secretária de Políticas para a Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio. Os participantes tiveram a oportunidade de ver uma  exposição fotográfica com imagens de Cuba feitas pela professora do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), Márcia Silva.

Érika Ceconi – Portal CTB  
Fotos: CTB-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.