Encontro latino-americano e caribenho da FSM reuniu dezenas de sindicalistas na Argentina

Nos dias 2 e 3 de outubro ocorreu o Encontro Latino-Americano e Caribenho da Federação Sindical Mundial (FSM) na sede da Federação Argentina de Trabalhadores da Indústria do Couro e Afins (Fatica). O evento contou com a representação de mais de 15 países da região e da França, bem como a presença do Secretário-Geral da FSM, o grego George Mavrikos. Pela CTB, estiveram presentes a secretária de Juventude da CTB e membra do Comitê Mundial da Juventude da FSM, Luiza Bezerra, e o vice-presidente da CTB e secretário-geral Adjunto da FSM, Divanilton Pereira.

O encontro enalteceu a resistência dos povos à ofensiva reacionária liderada pelos EUA

Cada delegação apresentou a realidade vivida em seus países, atualizando o panorama político da região, no qual é possível perceber a onda ultra-conservadora, ultraliberal e imperialista que tem atingido a classe trabalhadora da região, exigindo do movimento sindical uma resposta à altura. Destaque especial foi dado aos ataques do imperialismo e a heroica resistência dos povos de Venezuela e Cuba, além da Nicarágua, Equador, Brasil e Peru. Ressaltou-se, ainda, a provável reação progressista nas próximas eleições presidenciais que ocorrem na região na Bolívia (20 de outubro), Uruguai e Argentina (27 de outubro).

Também foi definida uma série de ações da FSM na região para o próximo período. Entre elas está a comemoração dos 75 anos da FSM em 2020 e a orientação para organizar celebrações e atos políticos desde a base do movimento sindical, buscando apresentar a história e as lutas da FSM para o maior número possível de trabalhadores e trabalhadoras, assim como buscar filiações de novas entidades sindicais à Federação.

Com relação à estrutura organizacional da FSM na região, foram designados para as coordenações regionais os companheiros Ernesto Trigo “Quiqui” (Argentina), coordenador da FSM Cone-Sul, Valentin Pacho (Peru), coordenador da FSM Andina, Luis Chavarria (Costa Rica), coordenador da FSM América Central, México e Caribe, bem como a manutenção do companheiro Ernesto Freire (Cuba) à frente da coordenação da FSM das Américas.

Aproveitou-se o Encontro para divulgar o local do próximo Congresso da Federação Sindical Mundial, a ocorrer em 2021 no Vietnã.

Foram aprovados, ainda, a realização do Encontro de Juventude da FSM das Américas e o Encontro de Mulheres da FSM da América do Sul. O de juventude tem como data indicativa o primeiro semestre de 2020, no México. O de mulheres ocorrerá na Argentina, em março de 2020.

No dia 3 de outubro, celebrou-se os 74 anos de muita luta, unidade e internacionalismo da FSM. Para tal feito, foi realizado um Seminário abordando temas candentes para a classe trabalhadora mundial, como o impacto das novas tecnologias, as questões de gênero e da juventude e a seguridade social.

No dia 4 de outubro, a Secretária de Juventude da CTB, Luiza Bezerra, esteve na sede do sindicato ATE Capital (servidores públicos argentinos), onde se reuniu com jovens do movimento sindical e estudantil argentino para falar sobre a atual realidade brasileira e da região.