Odebrecht confirma assinatura de acordo com governo do Equador

Associado ao piquete de greve dos serviços municipais de tratamento de resíduos sólidos da Amadora, onde a greve nacional convocada pela intersindical contou com adesão de 100% no turno da noite, o sindicalista apelou terça-feira à noite à mobilização contra as novas leis laborais e exigiu que o governo comece a levar em conta as queixas dos portugueses.

Insatisfação e descrédito

"Vamos ter muitas movimentações pelo País, uma manifestação muito forte do sentimento dos trabalhadores, que é de descontentamento e de insatisfação, mas também de descrédito face ao poder, que faz de conta que essas manifestações não se passaram", afirmou Carvalho da Silva.

"Vamos iniciar um novo ciclo na acumulação de forças para a mobilização dos trabalhadores. Os trabalhadores e a população portuguesa vão começar a sentir cada vez mais as verdadeiras causas dos problemas com que nos defrontamos", acrescentou.

Defendendo que as recentes tentativas governamentais de modernização da administração pública não terão efeitos práticos, mas servirão antes para criar "condições de exploração mais intensas" e acentuar a desigualdade da distribuição da riqueza, o líder sindical criticou a atual "política de austeridade" que exige o sacrifício dos trabalhadores e não os recompensa.

Salários congelados

De acordo com Carvalho da Silva, Portugal foi o único país dos 27 membros da União Européia a não registrar um crescimento salarial "real" e superior a zero no conjunto dos últimos três anos /2006 a 2008), um "escândalo" que deve ser invertido "urgentemente".

Em sua opinião, a situação torna-se ainda mais "chocante" quando os salários dos grandes gestores privados "duplicaram nos últimos cinco anos".

"Põe-se o cidadão a pagar mais em nome da austeridade, dizendo que não há dinheiro, mas para ir socorrer os interesses dos especuladores, reúnem-se milhões de euros em minutos", criticou.

Confiança no futuro

Carvalho da Silva sublinhou ainda que o Governo procura "esconder" os efeitos das novas leis laborais e a manipular a comunicação social, mas assegurou que, apesar das dificuldades, as movimentações de quarta-feira são uma afirmação de confiança no futuro.

 A potenciar essa esperança estão os primeiros dados da greve dos serviços públicos, divulgados na Amadora perto das 23:00 de terça-feira. Na altura, pelo menos Évora, Almada, Matosinhos e Amadora estavam sem recolha de resíduos sólidos, um serviço que funcionava apenas parcialmente, entre 10 e os 20%, no Porto, em Braga, no Seixal e no Funchal.

Segundo os sindicatos, a adesão à greve na limpeza urbana da cidade madeirense era de 73,3 por cento, enquanto Braga registrava uma adesão total na manutenção noturna de autocarros.No caso da Amadora, onde Carvalho da Silva iniciou uma série de participações agendadas para terça e quarta-feira, nenhum dos 70 a 75 trabalhadores do turno da noite do tratamento de resíduos sólidos trabalhou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.