Eleições nos EUA 2018: Portal CTB entrevista sindicalista norte-americano

Em 06 de novembro ocorreram as eleições legislativas bienais nos Estados Unidos nas quais estavam em disputa 35 assentos no Senado, 435 na Câmara de Representante e, ainda, 36 governos estaduais. Estas eleições tradicionalmente põem em xque os governos em vigor, já que ocorrem na metade do mandato presidencial.

Embora os Democratas, que são oposição ao Governo Trump, não tenham conseguido adentrar significantemente em territórios “trumpistas”, as análises fazem crer que nessas eleições os democratas saíram vitoriosos.

O Portal CTB foi bater um papo com o sindicalista norte-americano Brad Sigal (foto abaixo) para questionar qual sua avaliação do resultado dessas eleições e como ele impacta na classe trabalhadora. Brad Sigal é secretário da Federação Americana de Empregados Estaduais e Municipais (AFSCME) Local 3800, o sindicato de funcionários administrativos da Universidade de Minnesota.

brad profile picPortal CTB: Como você avalia os resultados das eleições nos Estados Unidos?
Brad Sigal: Apesar de Donald Trump não ter sido reeleito este ano nos Estados Unidos, a eleição de 2018 para o Congresso dos EUA e para governos estaduais e locais foi basicamente um referendo sobre o que as pessoas pensam sobre Donald Trump e sua agenda de extrema direita. As pessoas que aprovam Trump votaram em republicanos, e as pessoas que se opõem a Trump em geral votaram em democratas. Esses são os dois principais partidos eleitorais nos Estados Unidos; as leis eleitorais nos EUA tornam extremamente difícil para outros partidos competirem.

Na eleição deste ano, 71% dos candidatos que Trump endossou foram derrotados, então eu considero isso uma coisa boa. O Partido Republicano de Trump perdeu a maioria na Câmara dos Deputados dos EUA, de modo que eles não poderão impor sua agenda mais extrema. Alguns governadores de estado antissindicais notórios como Scott Walker em Wisconsin e Bruce Rauner em Illinois foram derrotados. Candidatos antissindicais foram derrotados em outros estados também como Minnesota. E os referendos foram aprovados pelos eleitores em alguns estados que expandiram a cobertura de saúde para mais pessoas, aumentaram o salário mínimo e expandiram os direitos de voto. O comparecimento dos eleitores é muito baixo nos EUA e os republicanos geralmente tentam aprovar leis para restringir os direitos de voto, especialmente para povos historicamente oprimidos, como afro-americanos e nativos americanos.

Portal CTB: Os republicanos e democratas são iguais em suas políticas?
Brad Sigal: Os republicanos e democratas são financiados e controlados pelos bilionários e grandes corporações, por isso é necessário que os trabalhadores se organizem independentemente dos dois maiores partidos. Mas dito isto, suas políticas não são as mesmas em todas as questões, e em algumas eleições a diferença é importante para os trabalhadores. Os republicanos são geralmente mais anti-sindicais, mais abertamente brancos, supremacistas, misóginos, anti-LGBT, anti-imigrantes. Os democratas geralmente são mais progressistas em questões sociais, mas apoiam principalmente a política econômica neoliberal e a política externa militarista, com poucas exceções.

Não existe um sistema nacional de saúde nos EUA e o atendimento médico é muito caro. Devido à pressão de sindicatos e movimentos de massa, alguns democratas agora apoiam a criação de um sistema universal de saúde pública. Essa questão está motivando muitos trabalhadores e jovens a votarem contra os republicanos, que estão tentando reverter mesmo as reformas moderadas inadequadas aos cuidados de saúde aprovadas pelo presidente Obama. Os republicanos (e alguns democratas) também ameaçaram cortar e privatizar a previdência social e as aposentadorias dos trabalhadores. Essa é outra razão pela qual os sindicatos se mobilizaram para derrotar os republicanos nas eleições deste ano.

Portal CTB: Como ficaram os governos estaduais?
Brad Sigal: O setor público é o setor mais fortemente sindicalizado nos EUA. Enquanto o direito trabalhista do setor privado é definido pelo governo federal, cada governo estadual faz suas próprias leis para os sindicatos do setor público. Em alguns estados, os trabalhadores do setor público têm o direito de formar um sindicato e coletivamente negociar, além de a greve ser legal. Em outros estados, sindicatos do setor público não são reconhecidos pelo Estado ou não têm o direito de negociar ou se organizar coletivamente.

Os governos estaduais também podem aprovar leis para ajudar o padrão de vida dos trabalhadores como um salário mínimo maior do que o salário mínimo nacional muito baixo, como aconteceu em dois estados nesta eleição.

Na maioria dos estados, os republicanos ameaçam restringir os direitos dos sindicatos do setor público se vencerem as eleições de governadores e do legislativo estadual. Em alguns casos, os democratas também fizeram isso, mas na maioria dos casos os democratas apóiam o direito dos trabalhadores do setor público de ter um sindicato.

Então, na eleição deste ano, os sindicatos tiveram uma grande mobilização para derrotar os republicanos nas eleições estaduais. Os sindicatos organizaram-se para derrotar os governadores republicanos que atacaram os sindicatos e para garantir que os candidatos republicanos perdessem em estados onde estavam tentando conseguir o poder para implementar sua agenda anti-sindical.

Portal CTB: Esse resultado impacta a vida dos trabalhadores e de seus sindicatos?
Brad Sigal: Sim. Os democratas controlam agora a Câmara dos Representantes dos EUA, o que significa que Trump não pode mais operar com o mesmo nível de impunidade. Os democratas na Câmara dos Deputados agora têm o poder de iniciar investigações legais formais sobre a corrupção de Trump e eles têm o poder de impedir a legislação reacionária se optarem por fazê-lo.

Infelizmente, a liderança nacional do Partido Democrata continua a buscar a cooperação bipartidária com Trump e os republicanos, embora a base que vota nos democratas queira que eles lutem contra a agenda reacionária dos republicanos. Assim, os sindicatos e movimentos de massa precisam manter a pressão sobre os democratas para lutar contra os republicanos, em vez de trabalhar com eles.

Se os republicanos tivessem mantido o controle da Câmara dos Deputados, provavelmente teriam tentado privatizar as pensões e os cuidados de saúde para os idosos e pessoas com deficiência. Eles teriam aprovado leis anti-imigrantes mais extremas e xenófobas. Eles teriam continuado a aprovar leis para restringir o acesso das mulheres ao aborto legal e outros direitos reprodutivos. Eles continuariam a aprovar leis que atacam pessoas transgêneras. Todas essas coisas serão mais difíceis para eles agora que os democratas têm os votos para bloqueá-los. Eles ainda podem avançar sua agenda reacionária através do poder executivo, no qual o presidente Trump pode emitir ordens executivas, e através dos tribunais, que os republicanos empacotaram com juízes conservadores. Mas pelo menos o Congresso será impedido de aprovar algumas leis extremamente ruins.

As coisas em que os republicanos e democratas mais concordam são a política externa e a política econômica. Na política econômica, ambas as partes geralmente colocam as necessidades de Wall Street diante das necessidades das pessoas que trabalham, embora os democratas representem os dois lados dizendo que apoiam as corporações e também apóiam os sindicatos. Ambas as partes geralmente apóiam uma política externa de guerra e ocupação perpétuas no Afeganistão, no Iraque e na Síria. E a maioria em ambos os partidos apóia a desestabilização de Cuba, Venezuela, Nicarágua e outros governos latino-americanos progressistas. Isso demonstra novamente a necessidade de os trabalhadores se organizarem independentemente dos dois principais partidos.

Portal CTB: Alguma coisa muda para os trabalhadores migrantes?
Brad Sigal: Trump ainda tem a capacidade, como presidente, de ordenar algumas ações executivas sem aprovação do Congresso. Ele continuará a usar essa autoridade para atacar imigrantes. E o presidente controla a Imigração e a Fiscalização Aduaneira (ICE) e a Patrulha de Fronteira, para que ele possa continuar a aumentar os ataques de imigração nos locais de trabalho e aumentar as deportações de trabalhadores imigrantes que separam injustamente as famílias. Portanto, podemos esperar que os ataques aos trabalhadores imigrantes continuem. Mas agora os democratas têm votos suficientes na Câmara dos Deputados para impedir que Trump e os republicanos aprovem leis anti-imigrantes ainda mais extremas. Assim, as coisas podem não melhorar para os imigrantes nos próximos dois anos, mas elas provavelmente não ficarão ainda piores.

A boa notícia é que o movimento pelos direitos dos imigrantes é forte e tem apoio da maioria dos sindicatos. Isso está ajudando a mudar a opinião pública sobre esta questão, e está pressionando os democratas para que se oponham mais fortemente aos ataques racistas e xenófobos de Trump contra os trabalhadores imigrantes. Em alguns estados como a Califórnia, onde os democratas têm uma maioria forte e há uma grande população latina, eles aprovaram leis do “estado santuário” para proteger os imigrantes em seu estado de certas maneiras contra os ataques do governo Trump. Isso enfureceu Trump, e os republicanos fizeram disso uma questão importante na campanha eleitoral deste ano.

Portal CTB: Como será a política externa dos Estados Unidos, especialmente em relação à América Latina?
Brad Sigal: A política externa dos EUA provavelmente não mudará muito após a eleição. O presidente tem mais poder do que o Congresso para estabelecer a política externa, e os dois maiores partidos desejam expandir o poder corporativo e militar dos EUA no mundo. Assim, a administração Trump continuará a apoiar governos de direita perigosos liderados por pessoas como Bolsonaro no Brasil e Duque na Colômbia. E sua administração continuará ameaçando ativamente a soberania de países como Cuba, Venezuela e Nicarágua. A classe trabalhadora e o povo progressista nos EUA terão que aumentar nossos esforços para se opor à interferência imperial da administração Trump na América Latina em benefício das corporações multinacionais.

Texto e Tradução: Luiza Bezerra