Dirigentes internacionais denunciam privatização no transporte

Foto: Wagner Fajardo (UIS-Transporte); Athanasios Oikonomou (Pame); José Manuel (CGTP) e René Vicente (Sintaema).  

A CTB recebeu em sua sede, nesta segunda-feira (4), dois trabalhadores europeus do transporte: o grego Athanasios Oikonomou da central sindical Pame e o português José Manuel da CGTP. Eles participaram do Encontro Internacional de Trabalhadores do Transporte contra a Privatização, que ocorreu neste fim de semana em São Paulo. 

Leia também: Encontro em São Paulo reúne trabalhadores do transporte de todo o mundo

Em entrevista para o Portal CTB, Oikonomou destacou que na Grécia, o desemprego atinge cerca de 30% da população, enquanto no setor do transporte, “nos últimos cinco anos a classe trabalhadora sofreu redução salarial de 45%”, denunciou o sindicalista.

Para ele, estes encontros internacionais são importantes para trocar experiências e definir uma agenda conjunta de luta. Mesma opinião de José Manuel, que destacou as conquistas dos portugueses no setor “nos últimos seis meses, conseguimos recuperar direitos e reverter processos de privatização em curso”, frisou.

“Frente à ofensiva do capital, a resposta dos trabalhadores é dinamizar e desenvolver lutas para criar condições para que as reivindicações sejam atendidas”, expressou o português.

O vice-presidente da UIS (União Internacional dos Sindicatos) do ramo na região América Latina e Caribe e secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, José Adilson Pereira, representou a central no encontro.   

Para o presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves, que também participou da atividade, no atual cenário de crise do capitalismo que se vive não só no Brasil como em todo o mundo “é momento de a classe trabalhadora se unir para defender seus direitos”. 

Érika Ceconi – Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.